Buscar

Explicação

Êxodo 11:4

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito;"

Explicação

Este versículo é uma declaração poderosa de Moisés, transmitindo a promessa de Deus de que Ele mesmo interviria no Egito. A frase 'À meia noite eu sairei pelo meio do Egito' anuncia a décima e final praga: a morte dos primogênitos egípcios. Deus não enviaria um anjo ou um mensageiro, mas atuaria pessoalmente. Esse momento específico, a meia-noite, era visto como um ponto de virada significativo, simbolizando o início de um novo ciclo ou evento crucial. A mensagem central é que Deus está no controle, mesmo nas situações mais sombrias, e que Sua justiça e libertação viriam de forma decisiva e inegociável.

Contexto Histórico

O versículo de Êxodo 11:4 se insere no clímax das dez pragas infligidas ao Egito, um período de conflito entre o faraó egípcio e o Deus de Israel, representado por Moisés e Arão. O Egito era uma superpotência da época, com seus próprios deuses e forte estrutura de poder. As pragas eram demonstrações do poder superior do Deus de Israel sobre os deuses egípcios e uma punição pela recusa do faraó em libertar os israelitas da escravidão. A antecipação da meia-noite para o evento foi um anúncio claro da gravidade da praga iminente, visando a atingir o coração da sociedade egípcia.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a soberania de Deus e Sua intervenção direta na história, mesmo em momentos que parecem desoladores. Podemos aplicar isso ao reconhecermos que Deus está presente mesmo nas nossas 'meias-noites' – tempos de dificuldade, incerteza ou dor. Assim como Ele agiu decisivamente para libertar os israelitas, Ele promete agir para nossa redenção e sustento. A confiança na promessa de Deus nos fortalece para enfrentar adversidades, sabendo que Ele tem um plano e um tempo para trazer justiça, libertação e um novo começo. Precisamos aguardar com fé, confiando que Sua ação será definitiva.

Termos-Chave

Egito

Antiga nação africana, local de residência (durante um tempo) e escravidão dos israelitas, e palco das dez pragas.

SENHOR

O nome hebraico para Deus (YHWH), indicando o Deus da aliança, o Deus pessoal e revelado.

Moisés

Profeta e líder escolhido por Deus para libertar os israelitas da escravidão no Egito.

Meia-noite

Momento crucial do dia, simbolizando a profundidade da escuridão, a virada de um ciclo ou o ápice de um evento crítico.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:13

"E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:29

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."