Buscar

Explicação

Êxodo 12:46

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso."

Explicação

Este versículo, parte das instruções para a Páscoa, é uma regra específica sobre como a carne do cordeiro pascal deveria ser consumida. Ele enfatiza que o sacrifício e a refeição deveriam ocorrer dentro do ambiente doméstico, sem levar nenhuma parte para fora ou quebrar seus ossos. Isso aponta para a unidade da família na celebração e a integridade do sacrifício, prefigurando a refeição final de Jesus com seus discípulos e sua crucificação, onde nenhum osso foi quebrado.

Contexto Histórico

Este mandamento foi dado por Deus a Moisés no Egito, pouco antes da libertação dos israelitas da escravidão. A Páscoa era a celebração da Sétima Praga, a morte dos primogênitos egípcios, enquanto os israelitas eram protegidos em suas casas. Comer o cordeiro pascal dentro de casa simbolizava a unidade familiar e a proteção divina. O ato de não quebrar os ossos era uma característica específica, talvez ligada à santidade do sacrifício ou à prevenção de desperdício. Foi um evento divisor de águas na história de Israel.

Aplicação Prática

Na vida moderna, a regra de não levar a carne para fora e não quebrar os ossos pode ser vista como um símbolo da importância de comungar a fé e a celebração espiritual dentro da comunidade da igreja e da família. Ensina sobre a integridade e a dignidade com que devemos tratar as coisas sagradas. O conceito de não quebrar os ossos, que foi cumprido em Jesus (João 19:33,36), nos lembra da completude da obra redentora de Cristo e da unidade de seu sacrifício. Devemos valorizar e respeitar os ritos sagrados e a comunhão uns com os outros.

Termos-Chave

Páscoa

Festa judaica que comemora a libertação dos israelitas da escravidão no Egito.

Cordeiro Pascal

O cordeiro sacrificado na noite da Páscoa como lembrança da proteção divina.

Comunhão Familiar

A participação conjunta da família nas celebrações religiosas.

Integridade do Sacrifício

A ideia de que o sacrifício deve ser tratado com reverência e não adulterado.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:7

"E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi."

Gênesis 1:19

"E foi a tarde e a manhã, o dia quarto."