Buscar

Explicação

Êxodo 13:10

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano."

Explicação

Este versículo em Êxodo instrui o povo de Israel a celebrar um estatuto específico todos os anos, no tempo determinado. Isso se refere à observância anual da Páscoa, uma festa instituída por Deus para lembrar a libertação milagrosa da escravidão no Egito. A repetição anual dessa celebração não era apenas um ritual, mas um meio vital para manter viva a memória do livramento divino, fortalecendo a identidade nacional e religiosa de Israel e reafirmando sua relação de pacto com Deus. A ordem destaca a importância da memória e da gratidão na vida de fé, garantindo que as gerações futuras também compreendam e celebrem o poder redentor de Deus.

Contexto Histórico

O versículo faz parte das instruções finais de Deus a Moisés pouco antes da saída dos israelitas do Egito, após um período de 400 anos de escravidão. O Estatuto mencionado é a Páscoa, uma celebração anual que comemoraria o sacrifício do cordeiro pascal e a consequente libertação do povo judeu da praga final que atingiu os egípcios e poupou as casas marcadas com o sangue do cordeiro. A realização anual dessa festa era crucial para consolidar a identidade do recém-formado povo de Israel como escolhido de Deus, mantendo uma forte conexão com a sua história salvífica e fortalecendo a sua fé perante os desafios que enfrentariam no deserto e na terra prometida.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina a importância de celebrar e lembrar os atos redentores de Deus em nossas vidas e na história da igreja. Podemos aplicar isto através da participação consistente em cultos, sacramentos (como batismo e ceia do Senhor), oração e estudo bíblico. A celebração periódica de festas religiosas, como a Páscoa e o Natal, serve como lembretes anuais do sacrifício de Cristo e de Sua ressurreição (principais eventos redentores do cristianismo), ajudando a manter viva a fé, transmitir seus valores às novas gerações e fortalecer nossa identidade como povo de Deus. É um convite à gratidão e à adoração contínua.

Termos-Chave

Êxodo

O segundo livro da Bíblia hebraica e do Antigo Testamento, que narra a saída dos israelitas do Egito.

Páscoa

A festa judaica que comemora a libertação dos israelitas da escravidão no Egito.

Estatuto

Uma lei, estatuto ou mandamento estabelecido por Deus para o povo de Israel.

A seu tempo, de ano em ano

Refere-se à periodicidade anual e ao momento específico estabelecido para a observância da festa.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:24

"E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi."

Gênesis 1:25

"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 2:11

"O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro."