Buscar

Explicação

Êxodo 13:7

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos."

Explicação

Este versículo, parte das instruções para a Festa dos Pães Ázimos na Páscoa, ordena que os israelitas comam pães sem fermento por sete dias e não permitam que nenhum fermento seja visto em suas casas. O pão ázimo simboliza a pressa com que eles saíram do Egito, sem tempo para o pão levedar. O levedado (fermento) é associado ao pecado e à corrupção, representando uma influência que se espalha. Portanto, o mandamento enfatiza a pureza, a santidade e a lembrança da libertação apressada de Deus da escravidão egípcia, removendo toda a 'corrupção' simbólica de suas vidas durante essa celebração memorial.

Contexto Histórico

Êxodo 13:7 faz parte das leis detalhadas dadas por Deus a Moisés após a libertação de Israel da escravidão no Egito. A Páscoa e a Festa dos Pães Ázimos foram instituídas para serem celebradas anualmente em memória da noite em que Deus passou por cima das casas dos israelitas durante a décima praga, e os libertou. A saída apressada significava que não houve tempo para o pão crescer, daí o pão ázimo. Culturalmente, o fermento era usado para fazer o pão crescer, mas também podia indicar deterioração; sua ausência simbolizava a pureza e a condição nova de vida libertada.

Aplicação Prática

Na vida cristã moderna, o pão ázimo representa uma vida pura, livre da 'fermentação' do pecado e da maldade, que muitas vezes se espalha sutilmente. Assim como Israel removeu todo fermento de suas casas, nós somos chamados a examinar e remover o pecado de nossas vidas, especialmente durante períodos de reflexão espiritual como a Quaresma ou ao participar da Ceia do Senhor, que relembra o sacrifício de Cristo pela nossa redenção. A pureza e a santidade devem caracterizar nossa jornada de fé, refletindo a nova vida que temos em Cristo, livre da escravidão do pecado.

Termos-Chave

Termos

Refere-se às fronteiras ou limites territoriais de uma casa ou propriedade.

Páscoa

Festa judaica que comemora a libertação dos israelitas da escravidão no Egito.

Pães Ázimos

Pão feito sem fermento, comido durante a Páscoa e a Festa dos Pães Ázimos, simbolizando a libertação apressada do Egito e a pureza.

Levedado/Fermento

Substância que faz a massa crescer; simbolicamente, representa o pecado, a corrupção e a influência do mal que se espalha.

Versículos Relacionados

Gênesis 24:13

"Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;"

Gênesis 24:14

"Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor."

Gênesis 24:19

"E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber."

Gênesis 47:23

"Então disse José ao povo: Eis que hoje tenho comprado a vós e a vossa terra para Faraó; eis aí tendes semente para vós, para que semeeis a terra."

Êxodo 8:22

"E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra."