Buscar

Explicação

Êxodo 2:3

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio."

Explicação

Este versículo descreve o ato desesperado e corajoso da mãe de Moisés, Joquebede, ao tentar salvar seu filho. Diante do decreto do Faraó para matar todos os bebês hebreus recém-nascidos, ela não pôde mais mantê-lo escondido em casa. Por isso, construiu uma pequena embarcação impermeável com junco, betume e barro. Colocou seu bebê Moisés dentro dela e o deixou nas águas do rio Nilo, confiando que algo ou alguém o encontraria e o protegeria. É um ato de fé e amor maternal em meio à opressão, onde a esperança prevalece sobre o medo e a impossibilidade.

Contexto Histórico

O Egito do Antigo Testamento estava sob o domínio de um faraó opriminor que temia o crescimento exponencial dos hebreus, escravizados em seu país. Em resposta, ele ordenou o infanticídio de todos os meninos hebreus ao nascer. No Egito antigo, cestos selados com breu (betume) eram usados para transportar cargas ou como embarcações rudimentares, especialmente em rios com pântanos como o Nilo. A mãe de Moisés utilizou materiais comuns da época e uma técnica conhecida para criar uma arca que flutuasse e protegesse o bebê das águas e dos animais, buscando uma salvação divina em meio a uma lei cruel.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a fé em ação diante de circunstâncias adversas. Assim como a mãe de Moisés, somos chamados a tomar medidas práticas para proteger e confiar nossos entes queridos a Deus, mesmo quando o futuro é incerto e a ameaça é real. Isso se aplica em situações de perigo, de desafios à fé, ou ao criar filhos em um mundo hostil. A confiança na providência divina, a coragem para agir e a oração pela proteção são fundamentais. Embora não usemos arcas de junco, podemos 'lançar' nossas preocupações e esperanças no 'rio' da vida, confiando que Deus, de maneiras que não compreendemos, trabalhará para o bem.

Termos-Chave

Arca

Embarcação pequena e impermeabilizada, usada aqui para proteger Moisés nas águas do Nilo.

Betume

Substância betuminosa, impermeável, usada para vedar e proteger a arca.

Juncos

Plantas aquáticas altas e flexíveis, comuns nas margens do rio Nilo, usadas para construção.

Joquebede

Mãe de Moisés, irmã de Arão e Miriã, que demonstrou grande fé e coragem.

Versículos Relacionados

Números 32:36

"E Bete-Ninra, e Bete-Harã, cidades fortes; e currais de ovelhas."

Números 32:37

"E os filhos de Rúben edificaram a Hesbom, e Eleale, e Quiriataim;"

Números 32:42

"E foi Nobá, e tomou a Quenate com as suas aldeias; e chamou-a Nobá, segundo o seu próprio nome."