Buscar

Explicação

Êxodo 21:4

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho."

Explicação

Este versículo, parte das leis dadas a Israel no Antigo Testamento, aborda uma circunstância específica relacionada aos servos hebraicos. Se um senhor concedesse uma serva a si mesmo ou a um filho, e essa união gerasse filhos, tanto a serva quanto os filhos seriam legalmente propriedade do senhor. A frase 'ele sairá sozinho' indica que a serva, nesta situação particular, não seria libertada após seis anos de serviço, como previsto em outras partes da lei (Êxodo 21:2). Em essência, os filhos nascidos dessa união não davam à serva direito à liberdade, mas sim os tornavam pertencentes ao senhor, aprofundando seu status de propriedade, diferente dos rapazes hebraus que teriam direito à liberdade.

Contexto Histórico

No antigo Israel, a escravidão era uma realidade, embora com regulamentações específicas para proteger os servos hebraus. Este versículo surge no contexto do Código da Aliança (Êxodo 20:22-23:33), que buscava estabelecer justiça e ordem na sociedade israelita. A prática de um senhor tomar uma serva, especialmente para si ou para seu filho, era uma forma de aliança familiar ou social. A lei aqui diferenciava o destino de uma serva que gerava filhos para o senhor daqueles servos que poderiam ser libertados após um período. Essa distinção visava manter a estrutura social e a propriedade, ao mesmo tempo que reconhecia certos direitos aos servidores hebraus em outras circunstâncias.

Aplicação Prática

Embora a escravidão seja proibida hoje, o princípio subjacente deste versículo nos ensina sobre as consequências das uniões e famílias formadas em contextos de dependência. Podemos refletir sobre como honramos e protegemos as relações familiares, especialmente em situações onde uma parte pode estar em desvantagem. A lição é sobre responsabilidade e a maneira como as uniões (mesmo as formadas sob circunstâncias de inferioridade social ou econômica) devem ser tratadas com justiça e dignidade, reconhecendo os laços criados. Também nos adverte contra a exploração e a perpetuação da servidão, incentivando a buscar a liberdade e a equidade em todas as nossas interações.

Termos-Chave

servo hebraico

Um israelita que, por dívida ou crime apurado, se tornava legalmente (mas temporariamente) oprimido, com direitos específicos.

liberdade do servo

O direito legal de alguns servos hebraus a serem libertados após um certo período de serviço, conforme a lei mosaica.

Código da Aliança

Conjunto de leis mosaicas encontradas em Êxodo 20:22 a 23:33, regulando muitos aspectos da vida civil e religiosa de Israel.

Versículos Relacionados

Números 23:5

"Então o SENHOR pôs a palavra na boca de Balaão, e disse: Torna-te para Balaque, e assim falarás."

Números 23:6

"E tornando para ele, eis que estava junto do seu holocausto, ele e todos os príncipes dos moabitas."

Números 23:7

"Então proferiu a sua parábola, e disse: De Arã, me mandou trazer Balaque, rei dos moabitas, das montanhas do oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; e vem, denuncia a Israel."