Buscar

Explicação

Êxodo 22:3

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto."

Explicação

Este versículo de Êxodo estabelece uma distinção clara baseada na hora do dia para crimes de furto e agressão. Se alguém for roubado durante a noite e confrontar o ladrão depois que o sol já nasceu, o proprietário da casa não é considerado culpado de homicídio se o ladrão for morto. No entanto, se o roubo ocorrer e o ladrão for morto após o nascer do sol, o dono da casa é responsável. Para o ladrão que é pego, a lei exige restituição total. Se o ladrão não tiver como pagar, ele pode ser vendido como escravo até que o valor do roubo seja quitado. A mensagem principal é sobre a justiça na punição, com ênfase na responsabilidade e restituição.

Contexto Histórico

Este trecho faz parte do Código da Aliança, um conjunto de leis dado por Deus a Moisés no Sinai, destinado a governar a vida dos israelitas. As leis refletiam a necessidade de ordem social e justiça em uma sociedade agrária em formação. A distinção entre roubo noturno e diurno provavelmente se devia ao maior risco e intenção percebida em um ladrão que age sob a luz do dia, tornando a reação mais justificadamente defensiva se ocorresse sob o cover da escuridão, mas mais punível se descoberto logo após o amanhecer. A venda de um ladrão para pagar sua dívida era uma prática comum na antiguidade para garantir a restituição quando os meios financeiros faltavam.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina princípios de justiça, responsabilidade e a importância da proporcionalidade na punição. Embora as leis civis sejam diferentes, a lição sobre a propriedade e a necessidade de restituição permanece. Precisamos ser responsáveis por nossas ações e, quando erramos, buscar reparar o dano causado. A ideia de 'restituição total' nos chama a fazer mais do que simplesmente pedir desculpas; devemos trabalhar para compensar aqueles que prejudicamos, seja financeiramente, emocionalmente ou de outras formas. Além disso, ensina a ter cautela e discernimento em situações de conflito, evitando ações precipitadas.

Termos-Chave

Restituição

Ato de devolver ou compensar o que foi tirado ou danificado; reparar um prejuízo.

Culpado do sangue

Responsável pela morte de uma pessoa; considerado homicida.

Código da Aliança

Conjunto de leis civis e religiosas dadas a Israel no Monte Sinai, encontradas em Êxodo capítulos 21-23.

Vendido por seu furto

No contexto antigo, podia ser vendido como escravo ou servo para saldar uma dívida contraída pelo roubo.

Versículos Relacionados