Buscar

Explicação

Êxodo 23:15

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim;"

Explicação

Este versículo, parte das leis dadas por Deus a Israel, ordena a observância da Festa dos Pães Ázimos por sete dias. Essa celebração comemora a saída apressada do Egito, quando não houve tempo para o pão levedar. A instrução de não aparecer 'vazio perante mim' enfatiza a necessidade de apresentar ofertas ou sacrifícios a Deus como sinal de gratidão, obediência e reconhecimento de Sua provisão. É um mandamento para se lembrar da libertação divina e da relação de dependência com Deus, que provê para Seu povo. A data específica, no mês de Abibe (mais tarde chamado Nisã), solidifica o evento como um marco memorial anual.

Contexto Histórico

O Livro de Êxodo narra a libertação dos israelitas da escravidão no Egito. A Festa dos Pães Ázimos, juntamente com a Páscoa, era uma das celebrações mais importantes, instituída logo após a saída do Egito. O mês de Abibe (março/abril) marcava o início do ano religioso e civil para os israelitas. A pressa na saída fez com que o pão não tivesse tempo de crescer, daí o uso de pães ázimos. A exigência de não comparecer vazio era um costume antigo, onde se esperava que as pessoas comparecessem perante o Senhor com uma oferta, demonstrando respeito e gratidão pela Sua aliança e proteção.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos lembra da importância de celebrar e lembrar os atos salvíficos de Deus em nossas vidas, especialmente a redenção em Cristo. Assim como os israelitas comiam pães ázimos para lembrar a libertação do Egito, somos chamados a lembrar o sacrifício de Jesus e nossa libertação do pecado. A instrução de não aparecer 'vazio' pode ser aplicada como a importância de oferecer a Deus o 'fruto do nosso trabalho', nosso tempo, nossos talentos e nossa adoração, como um ato de gratidão e reconhecimento pelo que Ele fez por nós. Devemos nos apresentar a Deus não de mãos vazias, mas com um coração grato e ofertas de louvor.

Termos-Chave

Mês de Abibe

Chamado posteriormente de Nisã, o primeiro mês do calendário religioso judaico, correspondendo a março/abril.

Pães Ázimos

Pão feito sem fermento (levedura), simbolizando a pureza e a pressa da saída do Egito.

Aparecer vazio

Significa comparecer perante Deus sem uma oferta ou sacrifício, indicando a expectativa de que o povo apresentasse devocionalmente algo a Ele.

Festa dos Pães Ázimos

Celebração judaica anual que seguia a Páscoa, com duração de sete dias, comendo pão sem fermento para lembrar a saída apressada do Egito.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."