Buscar

Explicação

Êxodo 26:3

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra."

Explicação

Este versículo descreve a construção do Tabernáculo, a morada de Deus no meio dos israelitas após sua saída do Egito. Especificamente em Êxodo 26, são dadas instruções detalhadas para as cortinas que formariam o santuário. O versículo 3 instrui que o primeiro conjunto de dez cortinas de linho fino seria unido em dois grupos de cinco. Cada grupo de cinco cortinas seria conectado firmemente umas às outras através de "laços de azul" e "fechos de ouro". Essa união era essencial para formar um teto contínuo e resistente para a tenda sagrada, simbolizando a unidade e a cobertura que Deus proveria para Seu povo. Essa estrutura complexa refletia a santidade necessária para se aproximar de Deus.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte das extensas instruções que Deus deu a Moisés no Monte Sinai (Êxodo 25-31) para construir o Tabernáculo. O contexto é o deserto, logo após a libertação dos israelitas da escravidão no Egito. O Tabernáculo era um santuário portátil, projetado para ser erguido e desmontado conforme os israelitas viajavam. O linho fino, o azul, e os fechos de ouro mencionados eram materiais caros e de alta qualidade, apropriados para a morada de um Deus santo. A necessidade de unir as cortinas dessa forma específica era para criar uma cobertura externa coesa e protegida para o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo.

Aplicação Prática

Embora não construamos mais um Tabernáculo físico, a descrição da união e da cobertura nas cortinas tem um significado espiritual profundo. Podemos aplicar este princípio à unidade da Igreja, o corpo de Cristo. Assim como as cortinas foram unidas para formar uma cobertura completa, os crentes são chamados a se unir em amor e propósito, cada um contribuindo com seus dons, para que a Igreja possa apresentar uma frente unida no mundo. Os "laços de azul" e "fechos de ouro" podem simbolizar a dependência da verdade celestial (azul) e a comunhão com Cristo (ouro) para manter essa unidade. A cobertura e santidade refletidas na estrutura do Tabernáculo nos lembram de viver vidas separadas pelo pecado e dedicadas a Deus.

Termos-Chave

Cortinas

Os painéis de tecido que formavam as paredes e o teto do Tabernáculo.

Linho fino

Um tecido de alta qualidade, provavelmente branco, usado nos materiais mais sagrados do Tabernáculo, simbolizando pureza e santidade.

Tabernáculo

A tenda sagrada e móvel usada pelos israelitas no deserto como o lugar da habitação de Deus e um centro de adoração.

Laços de azul e fechos de ouro

Elementos de ligação usados para unir as cortinas, simbolizando a conexão divina e celestial na estrutura sagrada.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:28

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."

Gênesis 1:29

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."

Gênesis 1:31

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto."

Gênesis 2:5

"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra."