Buscar

Explicação

Êxodo 27:10

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata."

Explicação

Este trecho de Êxodo descreve os materiais e a construção da cobertura do Tabernáculo, o lugar de adoração móvel de Deus entre os israelitas. Especificamente, ele detalha as colunas e bases de cobre com ganchos e faixas de prata que sustentariam a cortina externa. O cobre simboliza a força e o julgamento de Deus, enquanto a prata representa redenção e o preço pago. A combinação desses metais sugere que o acesso à presença de Deus na época era sustentado pela justiça divina e pelo sacrifício, delineando a santidade do espaço sagrado.

Contexto Histórico

O livro de Êxodo narra a saída dos israelitas do Egito liderados por Moisés. Após receber a Lei no Monte Sinai, Deus instruiu Moisés a construir o Tabernáculo como Sua morada entre o povo. Este versículo faz parte das detalhadas instruções para a construção do pátio externo do Tabernáculo. O cobre e a prata eram metais valiosos, e sua menção reflete a opulência e o cuidado com que o santuário devia ser construído, honrando a santidade de Deus. Era vital para a teologia e prática religiosa de Israel naquela época.

Aplicação Prática

A construção do Tabernáculo nos ensina sobre a importância da santidade e do acesso a Deus. Assim como o Tabernáculo tinha especificações rigorosas, nossa vida cristã deve refletir um compromisso com a pureza e a reverência. A prata (redenção) e o cobre (justiça/julgamento) apontam para Cristo, que através de Seu sacrifício (prata) cumpriu a justiça de Deus (cobre), tornando possível nossa comunhão com Ele. Podemos aplicar isso buscando uma vida santa, lembrando que nosso acesso a Deus é garantido pelo sacrifício de Jesus e que devemos honrar Sua presença em nossas vidas e comunidades.

Termos-Chave

Bases

Os suportes de metal na base das colunas que as mantinham firmes e em posição.

Cobre

Metal associado à força, julgamento e impureza em contextos bíblicos anteriores, mas usado aqui de forma positiva na construção do santuário.

Prata

Metal associado à redenção, valor e expiação, frequentemente usado em transações financeiras sagradas e na construção do santuário.

Tabernáculo

A tenda portátil de adoração que servia como o santuário de Israel, simbolizando a presença de Deus entre Seu povo.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."