Buscar

Explicação

Êxodo 36:38

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de cobre."

Explicação

Este versículo do livro de Êxodo descreve os detalhes da construção da cobertura da Tenda de Reunião, especificamente os postes que sustentavam a cortina que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Ele detalha que eram cinco colunas com seus encaixes ('colchetes'), tendo as pontas e as molduras cobertas de ouro, e suas bases feitas de cobre. A riqueza dos materiais (ouro e cobre) e a precisão da descrição apontam para a importância e a santidade da presença de Deus entre o povo de Israel. A cortina, com seus suportes estruturais, simbolizava a separação, mas também a maneira como Deus providenciou um meio para Seu povo se aproximar, mesmo que indiretamente, de Sua presença.

Contexto Histórico

Este capítulo de Êxodo narra a fase final da construção da Tenda de Reunião, um santuário portátil que o povo de Israel deveria construir no deserto, seguindo as instruções detalhadas dadas por Deus a Moisés no Monte Sinai. O versículo específico (36:38) descreve a parte externa da cortina que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. O ouro e o cobre eram materiais preciosos na época, simbolizando santidade e força, respectivamente. A Tenda de Reunião era o centro da adoração e da vida religiosa dos israelitas durante sua jornada pelo deserto, um sinal tangível da presença de Deus habitando no meio deles.

Aplicação Prática

Embora a Tenda de Reunião e seus materiais específicos sejam parte de um contexto histórico, podemos extrair princípios espirituais. A cortina que separava o povo da presença mais íntima de Deus, mas que era sustentada por estruturas de ouro e cobre (representando perfeição e força divinas), prefigura a obra de Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que, em Cristo, o véu do templo foi rasgado (Mateus 27:51), abrindo um caminho direto e acessível para termos comunhão com Deus. Assim, podemos aplicar este versículo lembrando que, através de Jesus, temos acesso à presença de Deus, não por mérito próprio, mas pela Sua graça e sacrifício perfeito. A cobertura dourada e as bases de cobre nos lembram da obra divina que sustenta essa aproximação.

Termos-Chave

Ouro

Metal precioso, frequentemente usado na Bíblia para simbolizar santidade, pureza e a glória de Deus.

Cobre

Metal usado para bases e utensílios no tabernáculo, simbolizando julgamento divino e força.

Colunas

Estruturas verticais que davam suporte à cortina da Tenda.

Colchetes

Pequenos encaixes ou suportes que prendiam a cortina às colunas.

Tenda de Reunião

O santuário portátil construído pelos israelitas no deserto, onde Deus prometeu encontrar Seu povo.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:28

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."

Gênesis 1:30

"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."