Explicação
Êxodo 36:7
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava."
Explicação
Êxodo 36:7 declara que o povo de Israel tinha materiais suficientes, e até em excesso, para construir o Tabernáculo, conforme instruído por Deus. Isso demonstra a generosidade e a responsabilidade do povo ao trazer ofertas e construir o santuário. A mensagem principal é que, quando cooperamos com Deus e contribuímos com o que Ele nos deu, há sempre o suficiente para realizar Sua obra, e muitas vezes, mais do que o necessário. Deus provê os meios para que Sua vontade seja feita, e a resposta humana é a entrega voluntária e abundante de recursos.
Contexto Histórico
Este versículo está inserido no contexto da construção do Tabernáculo, o santuário móvel de Deus no deserto, após a saída do Egito. O povo estava sob a liderança de Moisés e seguia as detalhadas instruções divinas para a construção. As ofertas de materiais preciosos, como ouro, prata, bronze, tecidos finos e pedras preciosas, foram feitas voluntariamente pelo povo. A abundância de materiais não foi um acaso, mas um reflexo da bênção de Deus e da obediência do povo em oferecer o que possuíam para a glória d'Ele e para Sua habitação no meio deles.
Aplicação Prática
Na vida moderna, Êxodo 36:7 nos ensina sobre a provisão divina e a importância da generosidade. Quando nos dedicamos à obra de Deus, seja na igreja local, em ministérios ou no serviço ao próximo, Deus garante que teremos os recursos necessários. Isso nos encoraja a não hesitar em contribuir com nossos talentos, tempo e finanças, confiando que Deus suprirá e até excederá nossas necessidades. A lição é que a abundância para a obra de Deus vem da nossa disposição em dar o que temos, confiando na fidelidade divina para realizar Seus propósitos. Podemos investir em causas que glorificam a Deus, sabendo que Ele honrará nossa fé e generosidade.
Termos-Chave
Ofertas
Donativos voluntários feitos pelo povo de Israel para a construção do Tabernáculo, impulsionados por devoção a Deus.
Tabernáculo
Uma tenda sagrada que servia como local de adoração e morada de Deus no meio do povo de Israel durante o Êxodo.
Provisão Divina
A crença de que Deus supre todas as necessidades daqueles que O buscam e se dedicam à Sua obra.
Versículos Relacionados
Gênesis 1:21
"E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."
Gênesis 1:22
"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."
Gênesis 1:23
"E foi a tarde e a manhã, o dia quinto."
Gênesis 1:24
"E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi."
Gênesis 1:25
"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."
Gênesis 1:26
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Gênesis 1:27
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
Gênesis 1:28
"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."
Gênesis 1:29
"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."
Gênesis 1:30
"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."
Gênesis 1:31
"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto."
Gênesis 2:1
"ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados."
Gênesis 2:2
"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."
Gênesis 2:3
"E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera."
Gênesis 2:4
"Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,"
Gênesis 2:5
"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra."
Gênesis 2:6
"Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra."
Gênesis 2:7
"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."
Gênesis 2:8
"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado."
Gênesis 1:1
"NO princípio criou Deus os céus e a terra."