Buscar

Explicação

Êxodo 38:14

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"As cortinas de um lado da porta eram de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três."

Explicação

Este versículo descreve as dimensões e a construção de uma parte específica da estrutura do Tabernáculo, o local de adoração móvel de Israel no deserto. Ele detalha as cortinas que formavam uma das laterais da entrada, mencionando suas medidas em côvados (uma unidade de comprimento antiga). A ênfase nas medidas e na construção sublinha a importância dada por Deus a todos os detalhes do lugar onde Ele escolheria habitar entre o Seu povo. O objetivo era que tudo fosse feito conforme a Sua instrução, refletindo a santidade e a ordem divina na sua adoração.

Contexto Histórico

Êxodo 38 faz parte da narrativa detalhada sobre a construção do Tabernáculo, conforme as instruções dadas por Deus a Moisés no Monte Sinai (Êxodo 25-31). Este evento ocorreu durante o êxodo de Israel do Egito, enquanto eles caminhavam pelo deserto. A construção do Tabernáculo era uma prioridade para que Deus pudesse habitar no meio do Seu povo e para que os rituais de adoração e sacrifício fossem realizados. As especificações detalhadas, como vistas aqui, refletem a santidade de Deus e a necessidade de aproximar-se Dele de acordo com os Seus mandamentos, estabelecendo uma separação entre o sagrado e o profano.

Aplicação Prática

Embora a construção física do Tabernáculo seja um evento histórico, o princípio por trás das suas especificações ainda é relevante. A atenção meticulosa de Deus aos detalhes na Sua morada terrena ensina-nos a importância de abordá-Lo com reverência e respeito em nossa própria vida de adoração. Hoje, em vez de cortinas e colunas físicas, nossa 'morada' com Deus é através de Jesus Cristo e no nosso relacionamento pessoal com Ele. Devemos buscar a santidade e a pureza em nossas atitudes e motivações ao adorá-Lo, reconhecendo que Ele é santo e espera que Seus seguidores também busquem a santidade em todas as áreas da vida.

Termos-Chave

Bases

Suportes para as colunas, que as firmavam no chão.

Colunas

Estruturas verticais que sustentavam as cortinas.

Cortinas

Tecidos usados para cobrir ou dividir espaços, neste caso, parte da entrada do Tabernáculo.

côvados

Unidade de medida antiga, aproximadamente o comprimento do antebraço humano (cerca de 45-50 cm).

Versículos Relacionados

Êxodo 37:3

"E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas;"

Êxodo 35:9

"E pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral."

Êxodo 36:16

"E uniu cinco cortinas à parte, e outras seis à parte,"

Êxodo 37:6

"Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio."