Buscar

Explicação

Êxodo 38:15

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E do outro lado da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três."

Explicação

Este versículo descreve detalhes específicos da construção externa do Tabernáculo, o santuário portátil que os israelitas usavam no deserto. Ele menciona cortinas que cobriam as laterais da entrada do pátio, com quinze côvados de comprimento em cada lado. Cada lado tinha três colunas com três bases. Essencialmente, está detalhando a estrutura física da cobertura e sustentação da entrada para o espaço onde Deus prometeu encontrar Seu povo Israel. A ênfase está na organização e na segurança da entrada para o lugar sagrado.

Contexto Histórico

Êxodo 38:15 faz parte das extensas instruções de Deus a Moisés para a construção do Tabernáculo, detalhadas nos capítulos 25-40. Este evento ocorreu enquanto os israelitas estavam no deserto do Sinai. O Tabernáculo era o centro da adoração e da presença de Deus entre Seu povo naquela época. As medições e os materiais específicos refletiam a atenção de Deus aos detalhes e a santidade do Seu habitar entre os homens. A porta do pátio era a única entrada para o santuário externo, e os detalhes sobre cortinas e colunas mostram o cuidado na delimitação e na proteção deste espaço sagrado.

Aplicação Prática

Embora descreva uma estrutura física, o versículo nos ensina sobre a importância de acessos bem definidos e protegidos. Na vida espiritual, o acesso à presença de Deus é através de Jesus Cristo. A igreja hoje, como corpo de Cristo, deve ter acessos claros e seguros à verdade e à comunhão. Precisamos zelar pela santidade e integridade do "lugar" onde encontramos Deus, seja na adoração pessoal ou comunitária. Isso pode se manifestar em manter doutrinas sadias, em proteger a comunidade de influências nocivas e em garantir que a porta de entrada para a fé seja apresentada de forma clara e convidativa, guiando as pessoas a Cristo.

Termos-Chave

Pátio

Área externa cercada que rodeava o Tabernáculo.

Côvado

Unidade de medida antiga, aproximadamente o comprimento do antebraço humano.

Tabernáculo

Tenda usada pelos israelitas no deserto como santuário e local de habitação de Deus.

Colunas e Bases

Estruturas de suporte que mantinham as cortinas no lugar.

Versículos Relacionados

Êxodo 37:3

"E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas;"

Êxodo 37:4

"E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;"

Êxodo 34:25

"Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã."