Buscar

Explicação

Êxodo 38:7

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E pôs os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles levar o altar; fê-lo oco e de tábuas."

Explicação

Este versículo em Êxodo descreve a construção do altar de holocausto para o Tabernáculo. Especificamente, detalha que o altar foi construído com varais inseridos em argolas laterais, permitindo que fosse transportado. A menção de ser 'oco e de tábuas' indica que ele não era um bloco sólido, mas uma estrutura feita de madeira revestida, provavelmente de cobre, o que o tornava mais leve para a mobilidade durante as peregrinações do povo de Israel no deserto. A mensagem principal é sobre a praticidade e o design pensado para a adoração itinerante, refletindo o cuidado de Deus para que Seu povo pudesse adorá-Lo em qualquer lugar.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte das instruções detalhadas que Deus deu a Moisés para a construção do Tabernáculo, o santuário móvel de Israel no deserto, após o Êxodo do Egito. O povo estava a caminho da Terra Prometida, e a mobilidade era essencial. O altar de holocausto era central na adoração, onde os sacrifícios diários eram oferecidos. A sua construção oca e com varais era de suma importância para permitir que os levitas o transportassem facilmente durante as constantes mudanças de acampamento, garantindo que a presença de Deus pudesse acompanhá-los em sua jornada, mantendo a ordem e a santidade em sua adoração.

Aplicação Prática

Podemos aplicar este versículo pensando em como levamos a 'presença de Deus' em nossas vidas. Assim como o altar era móvel e portado com cuidado, nossa fé e compromisso com Deus não devem ser fixos apenas em um local ou momento. Devemos nos esforçar para ser portadores da adoração e do amor de Deus onde quer que vamos – no trabalho, em casa, e em nossas comunidades. A designação específica para o transporte nos lembra da responsabilidade e do planejamento necessários para manter nossa conexão espiritual ativa. A estrutura do altar, visível mas oca por dentro, pode simbolizar a importância de um interior genuíno de devoção a Deus, não apenas uma aparência externa. Somos chamados a ter um compromisso portátil e prático com a fé.

Termos-Chave

Varais

Hastes usadas para carregar o altar.

Argolas

Anéis fixados ao altar onde os varais eram inseridos.

Tabernáculo

O santuário portátil construído por Israel no deserto, servindo como a morada de Deus entre eles.

Altar de holocausto

Local central no Tabernáculo onde os sacrifícios de animais eram oferecidos a Deus.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:28

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."

Gênesis 1:29

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."