Buscar

Explicação

Êxodo 39:35

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;"

Explicação

Êxodo 39:35 descreve a arca do testemunho, juntamente com seus varais e o propiciatório, como parte final da vestimenta e dos utensílios sagrados do sumo sacerdote, após detalhar a confecção do tabernáculo e seus objetos. Este versículo funciona como um resumo ou uma lista de verificação dos itens essenciais que representavam a presença de Deus entre os israelitas. A arca continha as tábuas da lei, servindo como um lembrete constante da aliança entre Deus e seu povo. O propiciatório era o lugar onde a expiação era feita, simbolizando a misericórdia e o perdão de Deus. Esses itens eram centrais para o culto e a relação de Israel com o Divino.

Contexto Histórico

Este versículo encontra-se no final do livro de Êxodo, após a descrição detalhada da construção do Tabernáculo, o santuário móvel de Deus no deserto. A ordem divina para sua construção foi dada no Monte Sinai. O texto está situando a arca e o propiciatório como elementos cruciais do Lugar Santíssimo, a parte mais sagrada do Tabernáculo onde apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano. Os varais serviam para transportar a arca sem tocá-la. Naquele contexto, a arca era o símbolo tangível da presença de Deus e da Sua aliança com Israel, e esses versículos detalham os elementos centrais para a adoração e a mediação divina naquela era.

Aplicação Prática

Na vida moderna, a arca, o propiciatório e o testemunho nos lembram do compromisso de Deus com Seu povo e da importância da obediência à Sua Palavra (testemunho). A arca, que continha a lei, nos exorta a valorizar e guardar os mandamentos de Deus em nossos corações, não como um meio de salvação, mas como um guia para uma vida justa. O propiciatório, lugar de expiação, aponta para Jesus Cristo, nosso sumo sacerdote, através de cujo sacrifício somos reconciliados com Deus. A presença de Deus, antes simbolizada pela arca, agora habita em nós pelo Espírito Santo. Devemos buscar viver em santidade, reconhecendo a obra expiatória de Cristo.

Termos-Chave

Varais

Hastes de madeira usadas para carregar a Arca sem tocá-la, conforme as instruções divinas.

Propiciatório

A tampa da Arca, feita de ouro puro, onde o sangue da expiação era aspergido anualmente, simbolizando a misericórdia e o perdão de Deus.

Arca do Testemunho

Uma caixa sagrada que continha as tábuas da lei, representando a aliança de Deus com Israel.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:25

"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

Gênesis 1:29

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."

Gênesis 1:30

"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."

Gênesis 1:31

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto."