Buscar

Explicação

Êxodo 4:24

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar."

Explicação

Este versículo descreve um encontro misterioso e perigoso entre o Senhor e Moisés em uma parada de viagem. Parece que Deus, de forma inesperada, quis tirar a vida de Moisés. A razão para isso não é imediatamente clara no texto, mas a intervenção de outra pessoa, identificada como Zípora, a esposa de Moisés, muda o curso dos eventos e apazigua a ira divina. A mensagem principal é que, mesmo em momentos de missão divina, obedecer a Deus e seguir Suas leis é crucial, e uma falha, mesmo que pequena, pode ter consequências sérias.

Contexto Histórico

Este evento ocorre no caminho de Moisés de volta ao Egito para libertar os israelitas da escravidão. Ele estava retornando após anos no exílio em Midiã. A cultura hebraica da época dava grande importância à circuncisão como um sinal da aliança com Deus. A omissão deste ritual, talvez por parte de Moisés ou de um de seus filhos, parece ter provocado a ira divina. Zípora, com uma ação decisiva, realizou a circuncisão, evitando assim uma tragédia e permitindo que Moisés continuasse sua jornada para cumprir o propósito de Deus.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a seriedade do pacto e da obediência a Deus. Na vida moderna, isso se traduz em levar a sério nossos compromissos espirituais e as ordenanças de Deus, como o batismo ou a ceia do Senhor. A ousadia de Zípora em agir quando Moisés hesitou nos lembra que, às vezes, ações decisivas e corajosas são necessárias para manter nossa relação com Deus em ordem. Podemos aplicar isso examinando nossa própria vida: estamos seguindo as instruções de Deus em todas as áreas, mesmo nas que parecem pequenas ou inconvenientes?

Termos-Chave

Senhor

O nomeYHWH (Jeová), referindo-se a Deus em Sua aliança com Israel.

Zípora

A esposa midianita de Moisés, filha de Jetro.

Estalagem

Um lugar de descanso ao longo de uma rota de viagem.

Quis matar

Indica uma ameaça iminente de morte, provavelmente pela intervenção divina direta ou por uma doença súbita enviada por Deus.

Circuncisão

Um sinal físico da aliança entre Deus e o povo de Israel, tradicionalmente realizado em meninos.

Versículos Relacionados

Esdras 2:3

"Os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois."

Esdras 2:4

"Os filhos de Sefatias, trezentos e setenta e dois."

Esdras 2:5

"Os filhos de Ará, setecentos e setenta e cinco."

Gênesis 3:20

"E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes."