Buscar

Explicação

Êxodo 5:17

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR."

Explicação

Este versículo de Êxodo retrata a frustração do Faraó com os israelitas. Após Moisés e Arão pedirem a Faraó que libertasse o povo para que pudesse adorar a Deus, Faraó os acusa de estarem ociosos, sugerindo que o pedido para "sacrificar ao SENHOR" era apenas uma desculpa para não trabalhar. Ele vê a exigência como preguiça e não como uma necessidade religiosa legítima. A repetição de "vós sois ociosos" enfatiza sua incredulidade e sua visão de que os israelitas estavam buscando uma oportunidade de folga, em vez de uma adoração sincera ao seu Deus.

Contexto Histórico

O versículo ocorre durante o período em que Moisés e Arão, comissionados por Deus, confrontaram Faraó no Egito, exigindo a libertação dos israelitas de séculos de escravidão. Faraó era o governante supremo do Egito e via os hebreus como mão de obra essencial para suas construções e economia. Ele não conseguia compreender ou dar valor para a sua necessidade religiosa de adorar a Yahweh, o Deus dos hebreus. Ele os via como uma força de trabalho explorável e qualquer pedido que interferisse nesse trabalho, como ir ao deserto para sacrificar, era considerado improdutivo e, portanto, uma manifestação de preguiça.

Aplicação Prática

Este versículo nos adverte contra a desvalorização das práticas espirituais ou da fé genuína de outras pessoas, especialmente quando elas parecem interferir no "trabalho" secular. Faraó julgou a necessidade religiosa dos israelitas com base em seus próprios valores utilitaristas. Na vida moderna, podemos ser tentados a minimizar a importância do descanso para adoração, do tempo dedicado à oração ou a atividades religiosas, rotulando-os como "tempo perdido" ou "ócio". A lição é reconhecer que a adoração e a conexão com Deus são essenciais e não devem ser vistas como um luxo ou preguiça, mas como uma prioridade vital para a vida espiritual.

Termos-Chave

Faraó

O título dado aos reis do antigo Egito. Nesta narrativa, refere-se ao governante egípcio que escravizava os israelitas.

Ociosos

Pessoas que não estão ocupadas, que estão inativas; neste contexto, Faraó usa o termo para acusar os israelitas de preguiça e desinteresse pelo trabalho.

Sacrificar ao SENHOR

O ato de oferecer um sacrifício a Deus como forma de adoração, expiação de pecado ou comunhão. Os israelitas precisavam ir ao deserto para realizar esses rituais religiosos de acordo com as leis divinas.

Versículos Relacionados