Buscar

Explicação

Êxodo 8:9

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?"

Explicação

Neste versículo, Moisés, agindo como porta-voz de Deus, dirige-se ao Faraó do Egito. A sétima praga, as rãs, estava cobrindo a terra e infestando as casas egípcias. Moisés, ciente do poder que Deus lhe concedeu, oferece ao Faraó uma escolha: quando ele gostaria que as rãs fossem removidas? Moisés pergunta se ele deseja que elas desapareçam de Faraó, de seus servos e de seu povo, restando apenas no rio Nilo. Esta questão demonstra a autoridade divina operando através de Moisés e oferece ao Faraó uma oportunidade, embora ele já tenha endurecido seu coração várias vezes, de limitar a praga e de ser poupado do incômodo, além de revelar que a origem do problema é sobrenatural e apenas a intervenção divina pode resolvê-lo.

Contexto Histórico

O livro de Êxodo narra a saída dos israelitas do Egito sob a liderança de Moisés. O versículo em questão faz parte de uma série de dez pragas enviadas por Deus para convencer o Faraó a libertar os israelitas. A praga das rãs (a segunda praga) foi particularmente desagradável e invasiva. No contexto cultural egípcio, os animais aquáticos e anfíbios poderiam ter alguma relevância religiosa ou simbólica, tornando a infestação ainda mais perturbadora. A oferta de Moisés, neste ponto, não é um pedido de ajuda, mas uma demonstração do controle de Deus sobre a natureza e uma forma de pressionar o Faraó, mostrando que a destruição poderia ser contida se ele obedecesse.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a soberania de Deus e Sua capacidade de intervir em situações caóticas. Embora vivamos em um tempo sem pragas literais como as do Egito, enfrentamos nossos próprios 'incursões' de problemas, medos ou dificuldades. Assim como Moisés ofereceu uma forma de alívio controlado, podemos entregar nossas ansiedades a Deus, confiando que Ele pode limitar o alcance dos problemas em nossas vidas. A oferta de Moisés também aponta para a paciência de Deus e a oportunidade de arrependimento que Ele oferece, mesmo em meio ao julgamento. Podemos aplicar isso buscando a direção de Deus para lidar com os problemas, confiando em Sua intervenção e buscando Sua vontade em todas as circunstâncias.

Termos-Chave

Nilo

O rio principal do Egito, vital para a sua existência e irrigação.

Rãs

Anfíbios que, nesta narrativa, foram usados como uma das dez pragas enviadas por Deus para punir o Egito.

Faraó

Título dado aosreis do Egito antigo.

Moisés

O líder escolhido por Deus para libertar os israelitas da escravidão no Egito.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:5

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."

Gênesis 1:7

"E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi."

Gênesis 1:11

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."