Buscar

Explicação

Gênesis 1:19

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E foi a tarde e a manhã, o dia quarto."

Explicação

Gênesis 1:19, parte da narrativa da criação de Deus, marca o fim do quarto dia. Após a criação da luz (dia 1), separação das águas (dia 2), e surgimento da terra seca e vegetação (dia 3), este versículo conclui o período em que Deus estabeleceu os corpos celestes – o sol, a lua e as estrelas – para governar o dia e a noite, e para servir como sinais para as estações, dias e anos. A frase 'foi a tarde e a manhã, o dia quarto' enfatiza a estrutura e a ordem divinas na forma como Deus concluiu cada etapa da criação, mostrando que o ciclo de um dia é definido pelo pôr do sol e o amanhecer que se seguem.

Contexto Histórico

O livro de Gênesis foi escrito por Moisés, possivelmente durante o êxodo do povo de Israel do Egito, cerca de 1440 a.C. O contexto é a fundação da nação de Israel e sua compreensão de Deus como Criador soberano. A descrição da criação em dias é a forma como os antigos hebreus entendiam a progressão do tempo e a organização do universo. A estrutura de 'tarde e manhã' reflete uma concepção hebraica de dia (começando ao entardecer) e reforça a ideia de que cada evento criativo foi concluído com uma finalidade e em um período definido por Deus, estabelecendo um padrão para o tempo.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a ordem e a intenção divina na criação. Podemos aplicar isso em nossas vidas reconhecendo que Deus tem um plano para tudo, incluindo os ciclos do tempo e os eventos em nossas vidas. Assim como Deus separou a luz das trevas e estabeleceu corpos celestes para governar o tempo, podemos confiar que Ele traz ordem ao caos e propósito a cada momento. Ao meditar sobre o quarto dia, somos lembrados da maravilha da criação e da sabedoria de Deus em estabelecer sistemas que funcionam com precisão. Isso nos encoraja a viver com confiança, sabendo que o tempo está nas mãos de Deus e que Ele cumpre Seus propósitos.

Termos-Chave

Dia Quarto

Refere-se à conclusão do quarto período da narrativa da criação, caracterizado pelo estabelecimento do sol, lua e estrelas.

Ordem Divina

A estrutura e o planejamento intencional que Deus implementou durante a criação e em todo o universo.

Tarde e Manhã

Forma hebraica de descrever o ciclo completo de um dia, indicando o fim de um período de criação e o início do seguinte.

Corpos Celestes

O sol, a lua e as estrelas, criados para marcar o tempo, separar o dia da noite e como sinais.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."

Gênesis 1:17

"E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,"

Gênesis 1:18

"E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:5

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."