Buscar

Explicação

Gênesis 1:26

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

Explicação

Deus, no início da criação, declara sua intenção de fazer os seres humanos à Sua própria imagem e semelhança. Isso significa que a humanidade recebeu qualidades que refletem a natureza de Deus, como raciocínio, criatividade, capacidade de amar e moralidade. Além disso, Deus deu aos humanos a responsabilidade de cuidar e administrar toda a criação, exercendo domínio sobre os animais e a terra. Este versículo estabelece a dignidade intrínseca do ser humano e sua posição especial no plano de Deus, distinguindo-o das outras criaturas.

Contexto Histórico

Gênesis 1:26 faz parte do primeiro capítulo do livro de Gênesis, escrito provavelmente por Moisés, em um período posterior à saída do Egito. O contexto é o ato criativo de Deus, delimitando o sexto dia da criação. Culturalmente, sociedades antigas muitas vezes tinham panteões de deuses, e a ideia de um governante mortal ser criado à imagem de deuses era comum. Contudo, Gênesis apresenta um Deus único, que cria o universo e o ser humano com um propósito específico, conferindo-lhe autoridade e responsabilidade, o que era revolucionário para a época.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos lembra que todos os seres humanos possuem um valor intrínseco e dignidade especial por serem criados à imagem de Deus, independentemente de sua origem, status ou habilidades. Devemos refletir essa imagem divina em nossas ações, demonstrando amor, justiça e misericórdia. A responsabilidade de 'dominar' a terra pode ser aplicada como um cuidado responsável com o meio ambiente e com as criaturas de Deus. Também somos chamados a exercitar nossa capacidade de raciocínio e criatividade para a glória de Deus e o bem da humanidade.

Termos-Chave

Domínio

Autoridade e responsabilidade concedidas por Deus à humanidade para governar, cuidar e administrar a criação de forma sábia e justa.

Gênesis

O primeiro livro da Bíblia, que narra as origens do universo, da humanidade e o início da relação de Deus com Seu povo.

Imagem e Semelhança de Deus

A qualidade ou características divinas (como razão, moralidade, vontade) que Deus imprimiu na humanidade, distinguindo-a das outras criações.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."