Buscar

Explicação

Gênesis 11:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;"

Explicação

Em Gênesis 11:5, a Bíblia descreve Deus "descendo" para observar a obra dos homens. Isso não significa que Deus Se move fisicamente, mas ilustra Sua atenção àquilo que as pessoas estão fazendo. Os seres humanos, após o Dilúvio, decidiram construir uma cidade com uma torre extremamente alta, alcançando os céus. O motivo era claro: "façamos para nós um nome, para que não sejamos espalhados pela face de toda a terra." A ação de Deus em observar mostra Seu conhecimento das intenções humanas e Sua intervenção iminente para lidar com a unidade e o orgulho que ameaçavam Seus planos de povoar a terra. É um momento crucial onde a soberania divina é reassertada.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte da narrativa da Torre de Babel, que ocorre na Mesopotâmia, uma região conhecida por suas cidades e zigurates (torres em degraus). Após o Dilúvio, a humanidade estava unida em uma só língua e em um propósito que desafiava a ordem de Deus de se espalhar e povoar a Terra. A construção da torre simbolizava orgulho, autossuficiência e arrogância humana, buscando glória própria e segurança em suas próprias obras, em vez de confiar em Deus e obedecer ao Seu mandamento. A "descida" de Deus é uma antropomorfismo para descrever Sua avaliação e julgamento iminentes.

Aplicação Prática

A lição de Gênesis 11:5 nos adverte contra o orgulho e a autossuficiência que nos levam a buscar "fazer um nome" para nós mesmos em detrimento da vontade de Deus. Na vida moderna, isso se aplica a qualquer empreendimento, seja profissional, pessoal ou ministerial, onde o objetivo principal se torna a glória própria e não a glória de Deus. Devemos avaliar nossas motivações e garantir que nossas ações glorifiquem a Deus e contribuam para o Seu reino, em vez de buscar autopromoção. Confiar em Deus e seguir Seus caminhos, mesmo que nos levem a caminhos não planejados por nós, é a essência desta lição.

Termos-Chave

SENHOR

O nome hebraico para Deus ('YHWH'), geralmente associado ao Seu caráter de aliança e redenção.

Fazer um nome

Expressão que denota o desejo humano de glória pessoal, fama e reconhecimento, em oposição a glorificar a Deus.

Cidade e torre

Simboliza a tentativa humana de criar uma civilização autossuficiente e orgulhosa, desafiando a ordem divina.

Filhos dos homens

Refere-se à humanidade em geral, frequentemente usado para contrastar com o povo escolhido de Deus.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."

Gênesis 1:2

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Gênesis 1:3

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz."

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:6

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas."