Buscar

Explicação

Gênesis 13:16

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada."

Explicação

Este versículo em Gênesis é uma promessa de Deus a Abrão, que mais tarde seria renomeado Abraão. Deus promete fazer a sua descendência numerosa como o pó da terra. A imagem do pó da terra enfatiza a imensidão e incontestável abundância. Se for impossível contar todas as partículas de pó no chão, será igualmente impossível contar todos os descendentes de Abraão. Essa promessa sublinha a fidelidade de Deus aos seus pactos e a sua intenção de que a linhagem de Abraão se tornasse uma grande nação, espalhada por toda a terra, e através da qual todas as nações seriam abençoadas.

Contexto Histórico

O versículo ocorre no capítulo 13 de Gênesis, num momento em que Abrão e seu sobrinho Ló se separaram devido a conflitos entre seus pastores. Abrão, demonstrando generosidade e humildade, cedeu a melhor parte da terra a Ló. Em resposta a essa atitude, Deus aparece a Abrão para reafirmar e expandir as promessas que já havia feito, incluindo a promessa de uma vasta descendência. Naquela época e cultura, a linhagem e a posteridade eram de suma importância, pois representavam a continuação do nome da família e a garantia das posses. A promessa de Deus era um sinal de favor divino extraordinário.

Aplicação Prática

Na vida moderna, esta promessa nos ensina sobre a fidelidade suprema de Deus e o Seu plano para nós. A fé de Abrão em Deus, mesmo sem ver a concretização imediata, deve nos inspirar. Podemos aplicar isso confiando nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. A ideia de sermos como o pó da terra pode se traduzir em um chamado para sermos multiplicadores em diversas áreas: espalhando o amor de Deus, compartilhando o evangelho, impactando positivamente a sociedade, e cultivando relacionamentos que glorifiquem ao Criador. Significa confiar que Deus pode realizar coisas inimagináveis através de nossas vidas.

Termos-Chave

Abrão

O nome original de Abraão, a quem Deus fez esta promessa de descendência numerosa.

Pó da Terra

Partículas minúsculas e inumeráveis que cobrem a superfície terrestre, usada aqui como uma metáfora para imensa quantidade.

Descendência

Os filhos, netos e todos os descendentes de uma pessoa; posteridade.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."