Buscar

Explicação

Gênesis 15:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência."

Explicação

Deus está revelando a Abrão, também conhecido como Abraão, a magnitude da sua promessa de dar-lhe muitos descendentes. Levando-o para fora da sua tenda sob o céu noturno, Deus pede que ele conte as estrelas. Como é impossível contar um número tão vasto e inumerável, Deus usa essa imagem para ilustrar que a sua descendência seria igualmente incontável. Esta promessa é uma demonstração poderosa da fidelidade de Deus e do cumprimento do Seu pacto com Abrão, assegurando-lhe que, apesar da sua idade e da esterilidade da sua esposa Sara, ele teria numerosos herdeiros que formariam uma grande nação.

Contexto Histórico

Este evento ocorre no livro de Gênesis, durante um período em que Abrão (mais tarde Abraão) era um patriarca nômade na antiga Mesopotâmia ou Canaã. A prática de olhar para os céus para se orientar, para encontrar significado e especialmente para consultar divindades ou presságios era comum em muitas culturas antigas do Oriente Próximo. Deus usa essa prática familiar para estabelecer um pacto com Abrão, simbolizando a vastidão e a segurança da promessa. As estrelas representavam um símbolo de constância e eternidade, tornando a comparação ainda mais significativa para a promessa sem fim de Deus.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a fé em meio a circunstâncias aparentemente impossíveis. Assim como Abrão foi encorajado a olhar para o céu para ver um vislumbre da promessa de Deus, somos chamados a confiar nas promessas divinas mesmo quando nossa situação atual sugere o contrário. Devemos cultivar a fé que anda, sabendo que Deus é fiel em cumprir Seus planos. Isso pode se aplicar às nossas esperanças para o futuro, para a família, para o ministério, ou para qualquer área onde Deus prometeu Sua provisão e bênção. A lição é para não nos concentrarmos nas limitações humanas, mas na infinita capacidade de Deus.

Termos-Chave

Pacto

Um acordo formal ou promessa entre Deus e os humanos, selado com garantias e sinais.

Abrão

Nome original do patriarca que se tornou Abraão, pai de muitas nações.

Descendência

Os filhos e netos de um indivíduo; no contexto bíblico, refere-se à posteridade e ao povo que se originaria dele.

Céus/Estrelas

Representando a vastidão, a imensidão e a impossibilidade de contagem, simbolizando a magnitude da promessa de Deus a Abraão.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:17

"E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,"

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

Gênesis 2:1

"ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados."