Buscar

Explicação

Gênesis 17:7

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti."

Explicação

Este versículo em Gênesis promete que Deus firmará uma aliança eterna com Abraão e seus descendentes. Essencialmente, Deus está estabelecendo um relacionamento especial e duradouro com eles, prometendo ser o seu Deus. Essa aliança não é apenas para Abraão no seu tempo, mas se estende a todas as gerações futuras de sua família. É um pacto de relacionamento, proteção e provisão divina, que fundamenta a relação escolhida de Deus com o povo de Israel e, de forma mais ampla, prefigura a nova aliança através de Jesus Cristo para todos os que creem.

Contexto Histórico

Este evento ocorre em Gênesis 17, quando Abraão tinha 99 anos e ainda não tinha o filho prometido, Isaque, que nasceria mais tarde. Deus aparece a Abraão para reafirmar e formalizar Sua promessa de torná-lo pai de muitas nações e de dar a terra de Canaã aos seus descendentes. A circuncisão é instituída como o sinal físico dessa aliança. Historicamente, a criação de alianças era comum no antigo Oriente Próximo entre soberanos e seus vassalos, ou mesmo entre indivíduos de status igual. A aliança de Deus com Abraão estabelecia um padrão de lealdade e relacionamento divino-humano.

Aplicação Prática

Para os crentes hoje, esta aliança significa que Deus é nosso Deus e deseja um relacionamento contínuo e pessoal connosco. Assim como Ele se comprometeu com Abraão, Ele está comprometido com Seus filhos espirituais através da fé em Jesus Cristo. Podemos viver confiantes na Sua fidelidade e nas Suas promessas. Reconhecer que somos parte da aliança de Deus nos incentiva a viver em obediência, lembrando-nos de que Ele está sempre presente. A aliança também nos chama a ser fiéis a Deus e a viver de acordo com os Seus caminhos, confiando que Ele nos sustentará em todas as gerações.

Termos-Chave

Abraão

Considerado o 'pai dos fiéis' e patriarca do povo de Israel, com quem Deus estabeleceu uma aliança.

Aliança

Um pacto ou acordo solene, muitas vezes estabelecido por Deus com a humanidade, implicando obrigações e promessas mútuas.

Perpétua

Que dura para sempre; sem fim, indicando a natureza eterna da aliança estabelecida por Deus.

Descendência

Refere-se aos filhos, netos e a todas as gerações futuras de uma pessoa.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:12

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."