Buscar

Explicação

Gênesis 19:33

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou."

Explicação

Este versículo descreve um evento sombrio ocorrido em um vale após a destruição de Sodoma e Gomorra. As filhas de Ló, acreditando que estavam sozinhas no mundo e precisavam preservar a linhagem de seu pai, embriagaram Ló. Sob o efeito do vinho, a filha mais velha deitou-se com ele, e o mesmo ocorreu na noite seguinte com a filha mais nova. O versículo enfatiza a ignorância de Ló sobre os atos cometidos por suas filhas, devido ao seu estado de embriaguez. Este relato narra a origem de Moabe e Amom, descendentes que, mais tarde, se tornariam povos vizinhos e frequentemente hostis a Israel.

Contexto Histórico

O evento ocorre logo após Deus destruir Sodoma e Gomorra devido à sua perversidade. Ló e suas duas filhas são os únicos sobreviventes, abrigando-se em uma caverna em Zoar. As filhas, sem homens disponíveis e crendo na extinção da humanidade, arquitetam um plano para ter filhos com seu pai. A prática de embriagar o pai para ter relações sexuais era incomum e considerada um grave pecado. Culturalmente, a perpetuação da descendência e o nome da família eram de suma importância no antigo Oriente Próximo, o que contextualiza, embora não justifique, a ação desesperada das filhas. Este incidente, embora chocante, serve para explicar a origem de duas nações que tiveram um papel na história posterior de Israel.

Aplicação Prática

Embora o ato descrito seja moralmente repreensível e não deva ser emulado, o versículo nos alerta sobre as consequências do desespero e da falta de discernimento. Podemos aplicar este princípio em nossas vidas ao lidarmos com situações difíceis: em vez de tomar decisões drásticas e moralmente questionáveis em momentos de crise, devemos buscar sabedoria, clareza e orientação divina. A embriaguez (tanto literal quanto figurativa, como a de pensar que não há saída) obscurece o julgamento. Assim, a aplicação prática envolve buscar a sobriedade de mente e espírito, confiar em Deus mesmo em circunstâncias extremas, e resistir à tentação de agir de forma ilícita ou desesperada, lembrando que Deus tem um plano e providência, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis.

Termos-Chave

Sobrinho de Abraão, que sobreviveu à destruição de Sodoma e habitou em uma caverna com suas filhas.

Zoar

Uma das cidades da planície, poupada da destruição, onde Ló e suas filhas se refugiaram.

Moabe e Amom

Nações antigas originadas das relações incestuosas das filhas de Ló com seu pai, que se tornaram vizinhos e adversários de Israel.

Versículos Relacionados

Êxodo 14:21

"Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas."

Êxodo 14:24

"E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios."

Êxodo 14:26

"E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros."

Êxodo 15:15

"Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã."

Êxodo 15:16

"Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste."