Explicação
Gênesis 20:13
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde chegarmos, dize de mim: É meu irmão."
Explicação
Neste versículo, Abraão está explicando a Abimeleque que, quando saiu de sua casa e sua família, Deus o conduziu. Ele pediu a Deus que, em todos os lugares que viajasse, o favor de Deus se manifestasse através da permissão para dizer que Sara, sua esposa, era sua irmã. Abraão fez isso para se proteger de possíveis perigos, acreditando que seria mais seguro se as pessoas pensassem que ele e Sara eram irmãos em vez de marido e mulher, dada a beleza dela. É um pedido de proteção divina e de um sinal de favor em meio à incerteza de sua jornada.
Contexto Histórico
Este versículo ocorre no contexto da chegada de Abraão à terra dos filisteus, em Gerar, onde ele novamente mente sobre o parentesco de Sara, chamando-a de irmã (Gênesis 20:2). O contexto cultural da época permitia a poligamia e, em muitas sociedades, a beleza de uma mulher poderia colocar seu cônjuge em perigo, pois ela poderia ser levada à força para se tornar esposa de outro homem de status superior ou governante. Abraão, temendo por sua vida, usou essa estratégia para se proteger.
Aplicação Prática
Embora a mentira de Abraão não seja um modelo a ser seguido, sua confiança na orientação e proteção divinas em situações de perigo pode ser uma lição. Podemos buscar a sabedoria de Deus para navegar em 'terra estrangeira' ou em circunstâncias incertas, confiando que Ele nos guiará. A aplicação moderna não é justificar a desonestidade, mas sim reconhecer nossa dependência de Deus para segurança e favor em ambientes onde podemos nos sentir vulneráveis ou ameaçados, buscando Sua providência de maneira íntegra.
Termos-Chave
Deus
O Criador e Soberano do universo, que guia e protege Abraão.
graça
Favor, benevolência e bondade, expressa aqui como uma proteção especial.
irmão
Neste contexto, uma meia-verdade usada por Abraão para ocultar o parentesco de esposa e garantir sua segurança.
errante
Sem destino certo, vagando, viajando em busca de um lugar.
Versículos Relacionados
Gênesis 1:20
"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus."
Gênesis 1:11
"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."
Gênesis 1:14
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."