Buscar

Explicação

Gênesis 24:38

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho."

Explicação

Neste versículo, Abraão instrui seu servo de confiança a retornar à sua terra natal e buscar uma esposa para seu filho Isaque entre a família de Abraão. Abraão enfatiza a importância de casar dentro da sua parentela, garantindo a continuidade da aliança e das promessas divinas para sua descendência. O servo recebe a missão de viajar para longe, demonstrando a dedicação e a obediência esperadas, pois a prosperidade e o futuro do clã de Abraão dependiam dessa escolha matrimonial. É um ato de fé e planejamento, confiando que Deus guiaria essa importante decisão.

Contexto Histórico

Gênesis 24 se passa durante o período dos patriarcas, quando as linhagens familiares e as alianças tribais eram cruciais. Abraão vivia em Canaã, mas sua família original estava na Mesopotâmia (Ur dos Caldeus). A pedido de Abraão, seu servo empreende uma longa jornada para Mesopotamia, uma prática que evidencia a importância dos laços familiares e da preservação da pureza da linhagem para manter a identidade religiosa e as promessas feitas por Deus. Essa busca por uma esposa para Isaque era fundamental para a continuação da promessa de uma nação e de uma descendência especial.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância de decisões ponderadas e de buscar conselhos sábios, especialmente em questões cruciais como o casamento. Embora as circunstâncias culturais sejam diferentes, o princípio de escolher parceiros que compartilham valores e fé é atemporal. Para os cristãos, isso se traduz em buscar um cônjuge que também seja um seguidor de Cristo, fortalecendo a unidade espiritual do casal e a educação dos filhos na fé. Podemos aplicar isso buscando a sabedoria divina e a orientação do Espírito Santo em todas as nossas grandes decisões, confiando que Deus deseja o nosso bem e a continuidade das Suas promessas em nossas vidas.

Termos-Chave

Meu pai

Refere-se a Terá, o pai de Abraão, e à família extendida.

Meu filho

Isaque, o filho prometido de Abraão com Sara.

Minha família

A linhagem e parentela direta de Abraão.

Tomarás mulher

O ato de arranjar um casamento ou noivado.

Versículos Relacionados

Provérbios 22:17

"Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento."

Provérbios 22:20

"Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento,"

Provérbios 22:21

"Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?"

Provérbios 22:26

"Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas,"