Buscar

Explicação

Gênesis 30:15

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho? Então disse Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho."

Explicação

Neste versículo, Lia confronta Raquel por ter sido considerada inferior em relação ao marido, Jacó. Lia expressa sua frustração por pensar que Raquel não apenas já tinha "roubado" Jacó com seus presentes ou influência, mas agora também desejava as mandrágoras que seus filhos haviam encontrado. As mandrágoras eram vistas como tendo propriedades que poderiam ajudar na fertilidade. Em resposta, Jacó concorda em passar a noite com Lia, em troca das mandrágoras, uma barganha que destaca a rivalidade entre as irmãs e a dinâmica familiar em busca de ter filhos, um tema central em Gênesis.

Contexto Histórico

O evento ocorre durante o tempo em que Jacó servia a Labão, pai de Lia e Raquel, para conseguir esposá-las. A sociedade da época dava grande valor à descendência, e a esterilidade era vista como uma grande maldição. As mandrágoras, uma planta com raiz que lembrava a forma humana, eram crenças populares associadas à fertilidade e ao amor em muitas culturas antigas do Oriente Próximo. A disputa entre Lia e Raquel reflete a intensa rivalidade entre as irmãs, ambas ansiosas para ter filhos e ganhar o favor de Jacó, uma situação exacerbada pela poligamia permitida na época.

Aplicação Prática

Este versículo, apesar de seu contexto antigo, nos ensina sobre a importância de comunicação aberta e honesta em relacionamentos, especialmente dentro da família. A inveja e a rivalidade, como as de Lia e Raquel, podem ser destrutivas. Podemos aplicar isso buscando resolver conflitos de forma saudável, valorizando o que cada um tem a oferecer, em vez de competir. Também nos lembra de não basear nosso valor na posse de bens materiais ou na comparação com outros, mas sim confiar na providência divina e cultivar relacionamentos saudáveis e respeitosos, buscando a unidade em vez de divisionismo.

Termos-Chave

Lia

Filha mais velha de Labão, primeira esposa de Jacó.

Jacó

Patriarca bíblico, neto de Abraão, marido de Lia e Raquel.

Raquel

Filha mais nova de Labão, segunda esposa (e amada) de Jacó.

Mandrágoras

Planta cuja raiz, por sua forma, era associada na antiguidade a propriedades de fertilidade e amor.

Descendência

Prole, filhos e netos; na antiguidade, era um sinal de bênção divina.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:30

"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."

Gênesis 1:31

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto."

Gênesis 2:1

"ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados."

Gênesis 2:2

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."

Gênesis 2:3

"E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera."