Explicação
Gênesis 30:37
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,"
Explicação
Neste versículo, Jacó está usando uma estratégia peculiar para aumentar o seu rebanho de ovelhas e cabras. Ele pega varas de árvores específicas (álamo, avelã e castanheiro), descascando a casca para criar listras brancas visíveis na madeira. Embora a Bíblia não explique detalhadamente a lógica por trás dessa ação, o contexto (Gênesis 30:31-43) sugere que Jacó acreditava que essa prática teria alguma influência, possivelmente visual, sobre os animais que copulavam enquanto olhavam para essas varas. O objetivo era diferenciar os animais que seriam de Jacó daqueles que pertenciam a Labão, tornando o sinal visível no curral.
Contexto Histórico
Estamos na Mesopotânia, onde Jacó servia a seu tio Labão. A prática de usar objetos com padrões visuais para influenciar a reprodução de animais é antiga e, embora possa parecer incomum hoje, reflete as crenças antigas sobre a influência do ambiente e de sinais visuais no desenvolvimento da prole. A necessidade de Jacó de distinguir seus animais resultava de um acordo com Labão, onde Jacó ficaria com os animais malhados, pintos e mosqueados, enquanto Labão pegaria os animais de cor uniforme. Jacó, esperto, usou essa tática para maximizar sua parte.
Aplicação Prática
Embora a técnica específica de Jacó possa não ser aplicável hoje, o princípio subjacente de usar planejamento estratégico e discernimento para alcançar objetivos ainda é válido. Podemos ser encorajados a pensar criativamente e a usar os recursos disponíveis (representados pelas varas) para atingir metas justas e honestas em nossas vidas, seja em finanças, carreira ou família. O versículo também nos lembra de que nossas ações devem ter um propósito claro e ser um reflexo do nosso compromisso em buscar o que é nosso por direito, com inteligência e trabalho.
Termos-Chave
Vara
Galho de árvore, usado aqui como ferramenta estratégica.
Jacó
Neto de Abraão, filho de Isaque, pai das doze tribos de Israel.
Rebanho
Conjunto de ovelhas e cabras, principal fonte de riqueza de Jacó e Labão.
Álamo, Aveleira, Castanheiro
Tipos de árvores cujas varas foram utilizadas por Jacó.
Versículos Relacionados
Provérbios 15:30
"A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos."
Provérbios 22:9
"O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre."
Provérbios 22:13
"Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas."