Buscar

Explicação

Gênesis 33:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo."

Explicação

Neste versículo, Jacó está apresentando suas esposas e filhos a Esaú, seu irmão, com quem teve um passado de conflito. Quando Esaú pergunta quem são aquelas pessoas, Jacó responde que são os filhos que Deus "graciosamente" ("em graça" ou "presente de Deus") lhe deu. O ponto central é a gratidão e o reconhecimento de que sua família, que é um sinal de bênção e prosperidade, é um dom divino e resultado da fidelidade de Deus em sua vida, apesar das dificuldades passadas com Esaú. Essa resposta mostra a humildade de Jacó e sua dependência de Deus.

Contexto Histórico

O versículo ocorre no contexto de um reencontro tenso entre Jacó e Esaú, após anos de separação e rivalidade. Jacó fugiu de Esaú por causa da fraude que usou para obter a bênção de primogenitura e temia ser retaliado. Ao se encontrarem, Jacó apresenta sua família, composta por Lia, Raquel e seus filhos. O costume da época valorizava a prole como sinal de força e bênção tribal. A resposta de Jacó reflete essa visão, mas a atribui diretamente a Deus, reconhecendo a proteção e a prosperidade concedidas por Ele.

Aplicação Prática

Podemos aplicar este versículo lembrando-nos de que nossos dons, família, talentos e até mesmo as circunstâncias favoráveis em nossas vidas são presentes de Deus. Em vez de atribuirmos tudo ao nosso próprio mérito ou sorte, devemos cultivar a gratidão, reconhecendo a generosidade divina. Isso nos ajuda a manter a humildade e a confiança em Deus, especialmente em momentos de reconciliação ou superação de conflitos. Reconhecer os "filhos" (bênçãos e provisões) como dádivas de Deus nos fortalece espiritualmente e nos motiva a viver de forma mais dependente e agradecida.

Termos-Chave

Esaú

Irmão gêmeo de Jacó, primogênito, que vendeu seus direitos de primogenitura por um prato de lentilhas.

Jacó

Um dos patriarcas de Israel, neto de Abraão, conhecido por sua astúcia e fé.

Filhos

Neste contexto, refere-se à posteridade de Jacó, que é vista como uma bênção e sinal de prosperidade.

Graciosamente

Indica que os filhos são um presente imerecido de Deus, concedidos por Sua bondade e favor.

Versículos Relacionados

Êxodo 37:10

"Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio."

Êxodo 37:14

"Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa."

Êxodo 40:24

"Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,"

Êxodo 40:28

"Pendurou também a cortina da porta do tabernáculo,"