Buscar

Explicação

Gênesis 34:12

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Aumentai muito sobre mim o dote e a dádiva e darei o que me disserdes; dai-me somente a moça por mulher."

Explicação

Neste versículo, Sequém, após ter raptado e desonrado Dina, filha de Jacó, oferece a Jacó e seus filhos uma grande soma de dinheiro e presentes (o dote e a dádiva) para que lhe seja permitida casar com ela. Sua oferta é uma tentativa de legitimar a situação e compensar financeiramente a família de Dina. Ele está disposto a pagar um preço elevado para que seu desejo seja atendido, demonstrando a seriedade de sua intenção, embora baseada em um ato de violência e desrespeito às leis e costumes, e à dignidade de Dina.

Contexto Histórico

O contexto é a história de Dina em Canaã, por volta do segundo milênio a.C. A oferta de Sequém reflete os costumes de noivado e casamento da época no antigo Oriente Próximo. O 'dote' era o pagamento feito pela noiva à família do noivo ou para a ela, servindo como um acordo financeiro. A 'dádiva' seria um presente adicional, talvez para selar o acordo ou apaziguar a família. A violência contra Dina e a subsequente negociação monetária revelam a fragilidade das relações sociais e a importância das compensações financeiras em disputas familiares e intertribais.

Aplicação Prática

Embora o contexto seja antigo e envolva um ato inicial de violência, o versículo nos ensina sobre a importância de assumir responsabilidade e fazer restituição por nossos erros. Sequém, mesmo que de forma imperfeita e motivado por um desejo egoísta após um crime, demonstra disposição para compensar. Na vida moderna, isso se traduz em reconhecer nossos erros na família, no trabalho ou nas relações, e buscar ativamente reparar os danos causados, seja através de pedidos de desculpas sinceros, compensação financeira justa ou reconstrução de confiança. Trata-se de valorizar a dignidade e os direitos alheios, buscando conciliação e justiça.

Termos-Chave

Dina

Filha de Jacó e Lia, raptada e desonrada por Sequém.

Dote

Pagamento feito à família da noiva ou à própria noiva como parte do acordo matrimonial.

Dádiva

Presente oferecido como demonstração de boa vontade, para selar um acordo ou apaziguar.

Sequém

Príncipe dos heveus em Siquém, que desonrou Dina.