Buscar

Explicação

Gênesis 34:21

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Estes homens são pacíficos conosco; portanto habitarão nesta terra, e negociarão nela; eis que a terra é larga de espaço para eles; tomaremos nós as suas filhas por mulheres, e lhes daremos as nossas filhas."

Explicação

Este versículo em Gênesis descreve a decisão de Siquém e seu povo de permitir que os filhos de Jacó se estabelecessem em sua terra. Eles consideravam os israelitas como pacíficos e com boas intenções. Acreditavam que poderiam viver harmoniosamente, negociar e que a terra era suficientemente grande para ambos os povos. Dentro dessa filosofia de convivência pacífica, eles propuseram casamentos mistos, permitindo que seus filhos se casassem com as filhas dos israelitas e que as filhas dos israelitas se casassem com seus filhos. Essa proposta surge no contexto de um evento trágico onde Dina, filha de Jacó, foi estuprada por Siquém.

Contexto Histórico

Este evento ocorreu quando os filhos de Jacó estavam acampados perto da cidade de Siquém, em Canaã. A narrativa se desenrola após o estupro de Dina por Siquém, filho do príncipe da terra. A fala em Gênesis 34:21 é de Siquém e seu pai, Hamor, aos homens de sua cidade. Eles argumentavam que, dado o poder dos filhos de Jacó e a aparente natureza negociadora dos israelitas, seria vantajoso aceitá-los. As práticas culturais da época frequentemente envolviam alianças matrimoniais para selar paz e integração entre povos. Para eles, permitir a convivência e os casamentos significava uma oportunidade de prosperidade e aliança.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos convida a refletir sobre as interações e alianças que formamos. Devemos buscar a paz e a boa convivência com aqueles que são diferentes de nós, avaliando suas intenções de forma justa. No entanto, a história inteira de Gênesis 34 serve como um alerta sobre as perigosas consequências de compromissos morais mal dirigidos e da vingança desmedida. A promessa de paz e prosperidade através de casamentos mistos, vista pela ótica bíblica, precisa de cautela. A integração deve ser equilibrada com a preservação da identidade e dos valores fundamentais, especialmente à luz dos princípios da fé.

Termos-Chave

Hamor

Pai de Siquém e príncipe da cidade, envolvido nas negociações com os filhos de Jacó.

Canaã

Terra prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, onde os israelitas estavam acampados.

Siquém

Príncipe da terra que estuprou Dina, filha de Jacó.

Alianças Matrimoniais

Casamentos arranjados entre famílias ou povos para fortalecer laços políticos, sociais ou econômicos.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:10

"E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:15

"E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."

Gênesis 1:22

"E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."