Buscar

Explicação

Gênesis 35:28

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos."

Explicação

O versículo em Gênesis 35:28 declara simplesmente que Isaque viveu por cento e oitenta anos. Este registro marca o fim da sua longa vida, encerrando a narrativa principal sobre este patriarca. Isaque foi uma figura central na linhagem escolhida por Deus, sendo o filho prometido de Abraão e Sara, e o pai de Jacó e Esaú. Sua vida, embora marcada por desafios como a esterilidade de sua esposa Rebeca, momentos de fé e também falhas, culmina neste marco de longevidade. A menção de sua idade final serve para finalizar sua história, permitindo que o foco siga para seus descendentes e a continuidade do plano de Deus.

Contexto Histórico

Gênesis foi escrito, tradicionalmente, por Moisés, no contexto do êxodo do povo de Israel do Egito. O livro narra as origens da nação, focando nos patriarcas. Isaque viveu em um período de transição, sucessor de Abraão e precursor de Jacó. A longevidade era valorizada e associada à bênção divina nos tempos antigos. O cenário de sua vida inclui as terras de Canaã, com as práticas pastoris e as estruturas familiares típicas da época. A menção de sua idade longa serve para legitimar a linhagem escolhida por Deus e enfatizar a fidelidade de Deus às promessas feitas a Abraão, que se estenderiam aos seus descendentes.

Aplicação Prática

O versículo nos lembra da finitude da vida humana e da importância de viver cada dia de forma significativa e voltada para Deus. Embora a longevidade não seja a única medida de uma vida, a conclusão da história de Isaque nos convida a refletir sobre o legado que deixamos. Podemos aplicar isso vivendo com propósito, honrando a Deus em todas as nossas ações e transmitindo os valores da fé às gerações futuras. Assim como Deus foi fiel à sua promessa para com Isaque e sua descendência, Ele é fiel a nós. Devemos confiar em Seu plano, mesmo quando as circunstâncias da vida parecem incertas, e buscar viver uma vida que glorifique ao Criador, entendendo que cada etapa, incluindo o envelhecimento e o fim, faz parte do Seu propósito maior.

Termos-Chave

Isaque

Filho de Abraão e Sara, segundo patriarca de Israel, pai de Jacó e Esaú.

Gênesis

Primeiro livro da Bíblia, narra a criação e as origens da humanidade e do povo de Israel.

Patriarca

Chefes de família e fundadores das doze tribos de Israel, cujas vidas são narradas em Gênesis.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:25

"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

Gênesis 1:17

"E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,"