Buscar

Explicação

Gênesis 35:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó."

Explicação

Gênesis 35:5 descreve um momento crucial na jornada de Jacó e sua família de volta à terra prometida, especificamente após a purificação em Betel e as novas instruções de Deus. O versículo afirma que, ao partirem, um 'terror de Deus' caiu sobre as cidades vizinhas de Canaã. Esse pavor divino impediu que os habitantes locais de perseguissem ou interferissem no rebanho e nos caminhos dos filhos de Jacó. A mensagem principal é que Deus protege ativamente Seu povo em sua obediência, criando uma barreira sobrenatural contra oposição hostil, permitindo que continuem sua viagem em segurança sob Sua vigilância.

Contexto Histórico

Este evento ocorre durante o período em que Jacó, após um longo tempo longe de sua terra natal e tendo enriquecido com seu sogro Labão, retorna para Canaã com sua família. O versículo 5 está inserido no contexto de Jacó obedecendo a Deus em('\'Betel', para onde Deus o chamou para permanecer e construir um altar. A região onde eles estavam passando era habitada por cananeus, cujas cidades poderiam representar um perigo para um grupo numeroso e potencialmente vulnerável viajando. O 'terror de Deus' foi uma intervenção direta e sobrenatural para garantir a segurança da família de Jacó, demonstrando o poder de Deus sobre as nações e as circunstâncias.

Aplicação Prática

Gênesis 35:5 nos ensina que, quando buscamos obedecer a Deus e retornar ou permanecer em Seu caminho, Ele pode erguer barreiras de proteção contra oposição. Na vida moderna, isso significa que, ao alinhar nossas vidas com a vontade divina, podemos confiar que Deus intervirá para nos proteger de forças que buscam nos impedir de amadurecer espiritualmente ou de cumprir nosso propósito. A aplicação prática envolve fé e perseverança; confiar que, mesmo diante do medo ou da ameaça externa, a proteção de Deus é superior. Podemos buscar a santidade e a obediência, sabendo que Deus guarda aqueles que O honram, e que o 'terror' de Deus pode ser visto como uma autoridade divina que afasta influências negativas.

Termos-Chave

Canaã

A terra prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, onde Jacó estava retornando.

Cidades

Refere-se aos assentamentos cananeus na terra para onde Jacó estava retornando.

Terror de Deus

Um sentimento instilado por Deus nas pessoas, causando grande medo e admiração, que as impede de agir contra Seus servos.

Filhos de Jacó

Os doze filhos de Jacó, que mais tarde se tornariam as doze tribos de Israel.

Versículos Relacionados

Levítico 16:23

"Depois Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará."

Levítico 16:24

"E banhará a sua carne em água no lugar santo, e vestirá as suas vestes; então sairá e preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo."

Levítico 16:25

"Também queimará a gordura da expiação do pecado sobre o altar."

Levítico 16:28

"E aquele que os queimar lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial."