Buscar

Explicação

Gênesis 36:1

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E ESTAS são as gerações de Esaú (que é Edom)."

Explicação

Este versículo em Gênesis marca o início de uma nova seção genealógica, focando em Esaú, um dos filhos gêmeos de Isaque e irmão de Jacó. A frase "E estas são as gerações de Esaú (que é Edom)" introduz o registro dos descendentes de Esaú, explicando que ele também é conhecido por esse nome, que se tornará associado à terra e ao povo de Edom. O propósito aqui é traçar a linhagem de Esaú, contrastando-a com a linhagem de Jacó, de quem, através da qual, viria o povo de Israel. Essencialmente, o versículo serve como um ponto de partida para entender a história e o destino da nação edomita.

Contexto Histórico

Gênesis foi escrito para registrar as origens do povo hebreu e suas relações com Deus. Este capítulo, focando nas gerações de Esaú, ocorre após os eventos cruciais envolvendo Jacó e Esaú, onde Jacó obteve a bênção primogênita e a bênção patriarcal. Esaú, representado como o pai do povo edomita, habitava a região montanhosa de Seir, ao sul da terra de Canaã. Historicamente, os edomitas e os israelitas compartilhavam um parentesco, sendo Esaú e Jacó netos de Abraão. No entanto, o relatório genealógico de Esaú em Gênesis 36 serve para delinear a separação e, por vezes, a rivalidade subsequente entre os dois povos, cujas histórias seriam entrelaçadas.

Aplicação Prática

Embora este versículo pareça puramente histórico, ele nos ensina sobre o cuidado de Deus em traçar linhagens e propósitos. Assim como Deus registrou os descendentes de Esaú, Ele conhece a história de cada indivíduo e nação. Podemos aplicar isso ao lembrar que nossas vidas e histórias individuais são importantes para Deus. Além disso, a existência de duas linhagens, uma de Esaú e outra de Jacó, mesmo com a rivalidade, pode nos lembrar da importância de valorizar os laços familiares, mas também de reconhecer que Deus tem um propósito soberano que transcende as relações humanas. Devemos buscar entender o plano de Deus em nossas próprias vidas e nas interações que temos com os outros, mesmo aqueles que parecem ser diferentes de nós.

Termos-Chave

Edom

Nome pelo qual a terra e o povo descendentes de Esaú eram conhecidos. Significa 'vermelho', possivelmente devido a um guisado de lentilhas que Esaú comeu.

Esaú

Primeiro filho gêmeo de Isaque e Rebeca, irmão de Jacó, ancestral dos edomitas.

Gerações

Descendentes, linhagem, ou a história de um indivíduo e sua posteridade.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:25

"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

Gênesis 2:12

"E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica."

Gênesis 1:27

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:28

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."