Buscar

Explicação

Gênesis 36:27

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Estes são os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã."

Explicação

Gênesis 36:27 é uma lista genealógica que identifica os três filhos de Ezer, neto de Abraão através de seu filho Esaú. Os nomes mencionados são Bilã, Zaavã e Acã. Este versículo faz parte de um extenso registro genealógico no livro de Gênesis que detalha a descendência de figuras importantes, especificamente aqui ligando à linhagem de Esaú, que se tornou um dos pais das nações de Edom. A simplicidade do versículo reflete a importância em registrar linhagens para fins de identidade tribal e territorial na época.

Contexto Histórico

Este versículo está inserido no final do livro de Gênesis, que narra os primórdios da nação de Israel. O contexto é o período pós-patriarcal, onde a descendência de Abraão, Isaque e Jacó, e também de Esaú, é detalhada. A genealogia de Esaú (ou Edom) é apresentada para mostrar a distinção e o estabelecimento de outras nações que coexistiram e, por vezes, interagiram com os descendentes de Jacó (Israel). Regionalmente, a área habitada pelos edomitas ficava ao sul de Canaã. A cultura da época valorizava a linhagem como forma de estabelecer direitos à terra, herança e identidade tribal.

Aplicação Prática

Embora Gênesis 36:27 seja um versículo genealógico, sua aplicação moderna reside na importância de reconhecer nossa própria história e as bases de nossa identidade. Assim como Deus se importou em registrar as linhagens, Ele se importa com cada um de nós individualmente e com nossa história. Podemos aprender com isso a valorizar nossas raízes familiares, entendendo que fazemos parte de uma história maior. Além disso, a persistência dessas genealogias na Escritura nos lembra do plano providencial de Deus, que cumprirá Suas promessas através de linhagens específicas, incentivando a fé na soberania divina sobre todas as gerações.

Termos-Chave

Ezer

Um dos filhos de Reuel e neto de Esaú, cujos descendentes são mencionados neste versículo.

Esaú

Neto de Abraão, filho de Isaque, irmão gêmeo de Jacó. Sua descendência formou a nação de Edom.

Genealogia

Um registro de linhagem ancestral, importante para estabelecer identidade, herança e posições sociais na antiguidade.

Versículos Relacionados

Deuteronômio 18:15

"O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás,"

Deuteronômio 20:5

"Os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, torne-se para casa, para que não morra na peleja, e outrem a consagre."

Deuteronômio 20:6

"Qual o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, torne-se para casa, para que não morra na peleja, e outrem a desfrute."

Deuteronômio 20:7

"Qual o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, torne-se para casa, para que não morra na peleja, e outro homem a receba."