Buscar

Explicação

Gênesis 36:39

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E morreu Baal-Hanã, filho de Acbor; e Hadar reinou em seu lugar, e o nome de sua cidade foi Pau; e o nome de sua mulher foi Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe."

Explicação

Este versículo descreve uma sucessão de liderança e casamento no antigo reino de Edom. "Baal-Hanã" foi um rei que morreu, e foi sucedido por "Hadar". O versículo também menciona o nome da cidade de Hadar, "Pau", e os nomes de sua esposa, "Meetabel", e de seus pais, "Matrede" e "Me-Zaabe". Essencialmente, registra a linhagem e a legitimidade da sucessão de um governante Edomita importante para a história genealógica do livro de Gênesis.

Contexto Histórico

O capítulo 36 de Gênesis genealogicamente detalha os descendentes de Esaú, o irmão de Jacó, que se tornaram os Edomitas. Este versículo específico, no final do capítulo, lista reis Edomitas que reinaram antes que houvesse um rei em Israel. O contexto é a genealogia pós-patriarcal, focando em estabelecer as origens e a estrutura política dos povos vizinhos de Israel. Os nomes, cidades e linhagens eram cruciais para a identidade e as reivindicações territoriais na antiguidade.

Aplicação Prática

Embora pareça um registro meramente histórico, este versículo nos ensina sobre a importância de genealogias e sucessões sob a perspectiva divina. Ele nos lembra que Deus está ativo na história, governando até mesmo sobre reinos não-israelitas. Para nós, isso significa confiar no plano soberano de Deus em todas as esferas da vida, seja em liderança na igreja, na família ou no trabalho. Podemos também aplicar o princípio de honrar a sucessão e a ordem estabelecida por Deus, reconhecendo que Ele tem um propósito em quem Ele coloca em posições de autoridade.

Termos-Chave

Edom

Nação descendente de Esaú, irmão de Jacó.

Hadar

Sucessor de Baal-Hanã como rei Edomita.

Baal-Hanã

Nome de um rei Edomita.

Genealogia

Registro de linhagem ou descendência.

Versículos Relacionados

Gênesis 11:24

"E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá."

Gênesis 11:25

"E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas."

Gênesis 11:26

"E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã."

Gênesis 11:27

"E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló."