Buscar

Explicação

Gênesis 37:22

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai."

Explicação

Neste versículo, Rúben, um dos irmãos de José, intervém para impedir que seus irmãos matem José. Em vez de derramarem sangue, Rúben sugere que joguem José em um poço seco no deserto. Sua motivação era dupla: salvar a vida de José da ira imediata dos irmãos e depois, secretamente, planejar devolvê-lo ao seu pai, Jacó. Isso demonstra a hesitação de Rúben em concordar plenamente com o plano cruel dos seus irmãos e a sua tentativa de mitigar a culpa deles e, ao mesmo tempo, agir com compaixão por José, preservando secretamente a esperança de um reencontro familiar. É um momento crucial na narrativa da traição de José.

Contexto Histórico

O evento ocorre na antiga Canaã, numa época em que as rivalidades familiares podiam ser intensas e as leis tribais determinavam muitas interações. José era o filho favorito de Jacó, o que gerou inveja e ressentimento em seus dez irmãos mais velhos. A intenção original dos irmãos era eliminar José, possivelmente por medo de que ele se tornasse o líder da família e os oprimisse (Gênesis 37:8). A sugestão de Rúben de jogar José em um poço, em vez de matá-lo, era uma forma de evitar o derramamento de sangue direto, o que poderia ter consequências significativas, e também uma tentativa estratégica de salvar sua vida, apelando a um senso de piedade ou a um plano futuro para retornar José a Jacó.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância de intervir em situações de injustiça e ódio, mesmo que de forma parcial ou arriscada. Rúben, embora não tenha impedido totalmente o sofrimento de José, escolheu uma ação que buscou minimizar o mal. Na vida moderna, isso se traduz em sermos pacificadores e defensores dos oprimidos. Podemos não conseguir resolver todos os problemas, mas ainda assim podemos escolher caminhos que evitem o dano desnecessário, procurem soluções mais humanas e mantenham a esperança. Devemos nos esforçar para ser voz para os que não têm voz, buscando a justiça e demonstrando compaixão, mesmo quando confrontados com a hostilidade ou com as más intenções de outros.

Termos-Chave

Jacó

Pai de José e também conhecido como Israel, o patriarca da família.

Poço

Cavidade no solo, neste caso, um poço seco usado como um refúgio temporário e escondido.

Rúben

Filho mais velho de Jacó e Lia, que tentou interceder por José.

Cova no deserto

Uma depressão natural ou um buraco no chão, usado como um local isolado para esconder José.

Irmãos de José

Onze irmãos que sentiam inveja e ressentimento por José.

Versículos Relacionados

Números 5:29

"Esta é a lei dos ciúmes, quando a mulher, em poder de seu marido, se desviar e for contaminada;"

Números 3:30

"E o príncipe da casa paterna das famílias dos coatitas será Elisafã, filho de Uziel."

Números 3:31

"E a sua guarda será a arca, e a mesa, e o candelabro, e os altares, e os utensílios do santuário com que ministram, e o véu com todo o seu serviço."

Números 16:18

"Tomaram, pois, cada um o seu incensário, e neles puseram fogo, e neles deitaram incenso, e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão."