Buscar

Explicação

Gênesis 37:31

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue."

Explicação

Neste versículo, os irmãos invejosos de José, após vendê-lo como escravo, forjam uma história para enganar seu pai, Jacó, e encobrir seu crime hediondo. Eles pegam a túnica colorida que Jacó havia dado a José como sinal de preferência e a sujam com o sangue de um animal. Ao apresentarem a túnica ensanguentada a Jacó, eles o induzem a acreditar que José foi devorado por uma fera selvagem. Este ato demonstra a profundidade da maldade e engano que os irmãos cometeram, o quão longe estavam dispostos a ir para se livrar de José e a dor que causaram ao seu pai.

Contexto Histórico

O relato de Gênesis 37 ocorre na antiga Mesopotâmia, durante o período patriarcal. A túnica de cores, referida como "túnica de mangas compridas" ou "túnica de obra elaborada" em algumas traduções, era um sinal de status e preferência, muitas vezes dada a filhos favorecidos. A prática de tingir tecidos com sangue de animais era conhecida na antiguidade. Os irmãos de José, movidos por inveja e ressentimento, executam um plano cruel para se deshacere dele, fingindo sua morte para escapar da culpa e proteger sua posição dentro da família.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a desastrosa consequência do engano e da inveja. Podemos aplicar isso em nossas vidas reconhecendo e combatendo esses sentimentos em nós mesmos. Em vez de sermos consumidos pela inveja dos sucessos alheios, devemos celebrar as bênçãos de Deus em suas vidas. Além disso, aprende-se a importância da integridade e da verdade. Devemos ser honestos em nossos relacionamentos e evitar qualquer forma de engano, mesmo para cobrir nossos erros, pois a verdade, mesmo que dolorosa, é sempre o melhor caminho. A história prepara o caminho para a restauração futura de José, mostrando que Deus pode usar até mesmo as situações mais sombrias para Seus propósitos.

Termos-Chave

Jacó

Pai de José e neto de Abraão, conhecido por sua luta com Deus e homens e por ter doze filhos que se tornaram os fundadores das doze tribos de Israel.

Sangue

Simboliza a morte ou ferimento grave, usado aqui para um engano deliberado.

Cabrito

Um animal jovem da família das cabras, usado aqui para simular o sangue de José.

Túnica

Vestimenta elaborada, muitas vezes de cores, indicando favorecimento ou status especial.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."

Gênesis 1:2

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Gênesis 1:3

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz."

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:5

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."