Buscar

Explicação

Gênesis 38:23

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então disse Judá: Deixa-a ficar com o penhor, para que porventura não caiamos em desprezo; eis que tenho enviado este cabrito; mas tu não a achaste."

Explicação

Este versículo ocorre no meio de uma narrativa complexa envolvendo Judá e Tamar. Tamar, disfarçada, seduz Judá para ter um filho dele, pois ele não lhe deu o seu terceiro filho, Selá, conforme prometido. Após o ato, Tamar exige um penhor de Judá (seu selo, seu cajado e seu cordão) como prova de sua promessa futura. Quando Judá envia um cabrito para resgatar o penhor e cumprir sua palavra, descobre que Tamar desapareceu. Judá, preocupado com o escândalo e o desprezo que poderiam vir se a situação viesse à tona e ele percebesse que não honrou sua promessa, declara que Tamar ficou com o penhor. Ele reconhece o seu erro ao não ter dado Selá e ao não ter levado a sério seu compromisso, permitindo que Tamar mantivesse o penhor como garantia.

Contexto Histórico

O capítulo 38 de Gênesis apresenta uma interrupção na narrativa principal da história de José. O contexto é o período em que os filhos de Jacó estavam envolvidos em atividades que demonstravam falhas morais e espirituais. Judá, um dos doze filhos de Jacó, estava vivendo entre os cananeus quando sua nora, Tamar, o enganou. Naquela cultura, a responsabilidade de um cunhado em dar descendência a uma viúva do irmão (levirato) era importante para a continuidade da linhagem familiar. A preocupação de Judá com o 'desprezo' reflete a necessidade de manter a reputação e a ordem social, mostrando a gravidade de lidar com assuntos familiares e promessas quebradas em uma sociedade patriarcal.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância de honrar nossas promessas e compromissos, mesmo quando as circunstâncias mudam ou são difíceis. Judá, ao perceber a dívida que tinha para com Tamar (e a falha em seu dever), se preocupa com as consequências sociais de suas ações. Na vida moderna, isso se traduz em sermos pessoas de palavra nas nossas relações familiares, profissionais e na comunidade. Deus valoriza a fidelidade e a integridade. Devemos ser diligentes em cumprir o que prometemos, reconhecendo nossos erros quando falhamos e buscando corrigir ou compensar, para não trazer desonra a nós mesmos e, mais importante, a Deus. A responsabilidade pessoal é um tema central.

Termos-Chave

Judá

Quarto filho de Jacó e Lia, e ancestral da tribo de Judá e, posteriormente, do Messias.

Tamar

Nora de Judá, que usou de astúcia para obter descendência após ter seus maridos falecido.

Penhor

Um objeto dado como garantia de que uma promessa será cumprida.

Cabrito

Um animal jovem da espécie caprina, usado aqui em uma tentativa de Judá de cumprir sua promessa.

Desprezo

O sentimento de desdém; a perda de estima ou respeito por parte de outros, temido por Judá.

Versículos Relacionados