Buscar

Explicação

Gênesis 38:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá; e Judá estava em Quezibe, quando ela o deu à luz."

Explicação

Este versículo relata o nascimento de Selá, o terceiro filho de Judá e Tamar. Tamar já havia dado à luz dois filhos anteriores de Judá, Onã e Er, ambos mortos por Deus. Diante dessa tragédia e com medo de que o terceiro filho, Selá, também morresse, Judá decidiu enviar Tamar de volta para a casa de seu pai. Ele prometeu dar-lhe Selá quando este fosse mais velho, mas evidentemente não o fez. Judá estava em Quezibe, um local não especificado, quando o nascimento ocorreu, destacando o momento de separação e incerteza na vida de Tamar e a desconexão de Judá com a situação dela.

Contexto Histórico

O capítulo 38 de Gênesis narra uma história paralela à jornada de José no Egito, focando nas ações de Judá. Tamar era a nora de Judá, viúva de seus dois filhos mais velhos. Naquela época, a lei do levirato (embora formalizada mais tarde na Lei Mosaica) sugeria que o irmão do falecido casaria com a viúva para dar descendência ao irmão. Judá, por medo de que Tamar trouxesse a maldição que matou seus outros filhos, hesitou em dar Selá a ela. A localização em Quezibe pode indicar um lugar temporário ou de afastamento para Judá, ressaltando a tensão e o abandono que Tamar enfrentava.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre as consequências da desonestidade e do quebra de promessas. Judá falhou em cumprir seu dever para com Tamar, revelando uma falha moral que, mais tarde, levaria Tamar a tomar medidas drásticas para garantir sua sobrevivência e a linhagem de Judá. Na vida moderna, podemos aplicar o princípio de sermos responsáveis e cumprirmos nossos compromissos, especialmente com aqueles que dependem de nós. A história nos desafia a agir com integridade, mesmo quando é difícil ou inconveniente, e a buscar a justiça e o sustento para os vulneráveis, reconhecendo que nossas ações têm repercussões duradouras.

Termos-Chave

Judá

Um dos doze filhos de Jacó, fundador de uma das tribos de Israel.

Selá

O terceiro filho de Judá e Tamar, cujo nascimento é relatado no versículo.

Tamar

Nora de Judá, que se torna a mãe de Perez e Zerá através de uma intriga com seu sogro.

Quezibe

Um local mencionado onde Judá estava quando Selá nasceu; seu significado exato é incerto.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 1:24

"E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi."

Gênesis 1:26

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."