Buscar

Explicação

Gênesis 40:14

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;"

Explicação

Neste versículo, o copeiro-chefe, recém-libertado da prisão após ter seu sonho interpretado corretamente por José, é lembrado de sua promessa. José, diante da chance de sair da prisão após muitos anos de inatividade e sofrimento, implora ao copeiro que, ao ser reabilitado e retornar ao seu posto junto a Faraó, ele interceda por ele. A súplica se concentra na esperança de José ser lembrado, receber compaixão e ser liberto da prisão, um apelo direto por sua recuperação da situação de injustiça e abandono em que se encontrava.

Contexto Histórico

O contexto é o Egito antigo, onde José, vendido como escravo e posteriormente falsamente acusado e aprisionado no Egito, encontra outros prisioneiros de alta patente, como o copeiro-chefe e o padeiro-chefe de Faraó. O versículo narra o momento em que esses dois oficiais têm sonhos e José, demonstrando sua habilidade divinamente dada de interpretar sonhos, prevê seus destinos. Após a interpretação correta e a subsequente libertação do copeiro, José aproveita a oportunidade para apelar por sua própria liberdade, baseado na promessa recebida.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância de manter a fé e a esperança mesmo em circunstâncias adversas. Devemos continuar a servir e orar, pois Deus pode usar pessoas e situações inesperadas para cumprir Seus propósitos. Além disso, mostra a importância de viver de forma digna e com integridade, para quando as oportunidades de sair de situações difíceis surgirem, sejamos lembrados e auxiliados. A aplicação moderna envolve perseverança na oração, confiança no tempo de Deus e o cultivo de relacionamentos que possam, quando apropriado, nos apoiar em momentos de necessidade.

Termos-Chave

Casa

Neste contexto, refere-se à prisão ou local de confinamento.

Faraó

Título dado aos reis do antigo Egito, considerados divinos ou semi-divinos.

Compaixão

Sentimento de piedade e empatia em relação ao sofrimento alheio, levando a um desejo de ajudar.

Copeiro-chefe

Responsável principal pela bebida e supervisão das bebidas servidas ao Faraó, um cargo de confiança e proximidade com o rei.

Versículos Relacionados

Gênesis 2:8

"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado."

Gênesis 1:23

"E foi a tarde e a manhã, o dia quinto."

Gênesis 2:10

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços."