Buscar

Explicação

Gênesis 41:55

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei."

Explicação

No auge de uma terrível fome que assolou o Egito, o povo, desesperado, procurou o Faraó em busca de alimento. Em resposta, o Faraó, confiando plenamente em José e em sua sabedoria dada por Deus, direcionou todo o povo a ele. Ele disse que qualquer instrução ou direção dada por José deveria ser seguida sem questionar. Este versículo destaca a autoridade conferida a José por Faraó e a confiança que o rei depositava nele para guiar o Egito através da crise da fome através da gestão prudente dos estoques de grãos.

Contexto Histórico

Este evento ocorre em um período de extrema escassez de alimentos no antigo Egito, provocado por anos de seca severa, conforme descrito anteriormente no livro de Gênesis. A fome era tão generalizada que atingiu a todos, sem distinção. Faraó, como governante absoluto, era a figura a quem o povo recorria em tempos de crise. No entanto, José, um estrangeiro que havia interpretado os sonhos do Faraó sobre as sétas e vacas gordas e magras, havia sido nomeado para administrar a produção e o armazenamento de grãos. A decisão de Faraó de delegar a José a responsabilidade sobre a distribuição de comida demonstra a confiança que ele depositava na capacidade de José e na sua orientação divina.

Aplicação Prática

Gênesis 41:55 nos ensina sobre a importância de ter líderes sábios e competentes, e também a responsabilidade de obedecer a essas lideranças. Na vida moderna, isso se traduz em confiar e colaborar com aqueles que Deus colocou em posições de autoridade, seja na igreja, no trabalho ou na família, especialmente quando demonstram sabedoria e integridade. Assim como o povo do Egito foi instruído a seguir José, nós somos chamados a buscar orientação e conselho de pessoas de fé e discernimento. A aplicação prática envolve humildade para receber direção, diligência em seguir as instruções e fé de que Deus usa pessoas para prover e proteger seus discípulos em tempos difíceis.

Termos-Chave

Fome

Período de escassez extrema de alimentos, levando à sujeição e desespero do povo.

Pão

Metáfora para alimento e sustento básico, essencial para a sobrevivência.

José

Filho de Jacó, vendido como escravo e que ascendeu a uma posição de grande poder no Egito, interpretando sonhos e administrando recursos.

Faraó

Título dado aos reis do antigo Egito, considerados divinos ou representantes dos deuses na Terra.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:14

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

Gênesis 2:9

"E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal."

Gênesis 2:11

"O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro."

Gênesis 2:12

"E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica."