Buscar

Explicação

Gênesis 41:56

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito."

Explicação

Gênesis 41:56 descreve o ápice de um plano de José para lidar com uma severa seca que assolou toda a terra. Após interpretar o sonho do Faraó sobre sete anos de fartura seguidos por sete anos de fome, José foi encarregado de coletar e armazenar grãos durante os anos de abundância. Quando a fome realmente chegou, as provisões foram essenciais. O versículo, portanto, mostra José abrindo os depósitos de alimentos e vendendo-os aos egípcios e a pessoas de outras terras que também sofriam com a escassez. Isso demonstra sua sabedoria, providência e a capacidade de Deus de usar uma pessoa para preservar vidas em um momento de grande necessidade e desespero.

Contexto Histórico

Este versículo ocorre no Egito Antigo, um período onde a agricultura, especialmente o cultivo de grãos como o trigo e a cevada, era a espinha dorsal da economia e da subsistência. A sociedade egípcia era altamente centralizada, com o Faraó no topo, e a gestão de recursos como alimentos era uma responsabilidade estatal. A habilidade de José de prever e gerenciar a crise alimentar, demonstrada aqui, foi crucial para a sobrevivência não apenas dos egípcios, mas também de sua família e muitos outros. Esta capacidade administrativa e de previsão era altamente valorizada, elevando José a uma posição de grande poder e influência.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina a importância da sabedoria, do planejamento e da providência em nossas vidas e comunidades. Assim como José armazenou grãos para a fome, somos chamados a gerenciar nossos recursos sabiamente, tanto materiais quanto espirituais, para enfrentar os desafios e as 'fomes' que a vida pode trazer. Isso inclui economizar financeiramente, cuidar da saúde, investir em nosso crescimento espiritual e ser generosos com o que temos para ajudar os necessitados. A fidelidade de José em administrar os recursos de outrem reflete a responsabilidade que temos em gerir as 'talentos' que Deus nos confiou, buscando o bem-estar coletivo e a glória de Deus.

Termos-Chave

Fome

Um período de escassez severa de alimentos que leva à inanição.

Egito

Antiga civilização localizada ao longo do rio Nilo, proeminente no Antigo Testamento como um lugar de escravidão e, posteriormente, de provisão.

Honra

A reputação e o prestígio de alguém, especialmente em relação à confiança e integridade.

Provérbios

Um ditado conciso que expressa uma verdade geral ou um princípio prático.

Armazenamento de grãos

Prática agrícola e econômica de guardar colheitas para uso futuro, especialmente em tempos de escassez.

Versículos Relacionados

Gênesis 3:1

"ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?"

Gênesis 2:16

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,"

Gênesis 2:10

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços."