Explicação
Gênesis 44:27
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Então disse-nos teu servo, meu pai: Vós sabeis que minha mulher me deu dois filhos;"
Explicação
Neste versículo, o velho Jacó (chamado de 'teu servo, meu pai' por Judá) está lembrando seus filhos sobre a sua família. Ele menciona a ela e a sua esposa que lhe deu dois filhos. Este fato particular que Jacó destaca é a sua memória sobre os seus filhos, especificamente os dois nascidos de sua amada esposa Raquel. Ele está trazendo à tona a ideia de que ele teve dois filhos de sua esposa, com o objetivo de enfatizar a importância e o valor que ele dá a um deles, José, que estava desaparecido, e agora, a Benjamim, que estava sob a custódia egípcia. A menção de seus dois filhos é uma forma de reforçar o quão valiosos eles são para ele e o desespero que sente pela ausência de José e agora pelo perigo que Benjamim corre.
Contexto Histórico
Este versículo ocorre no final do livro de Gênesis, durante um período de fome severa na terra de Canaã, onde Jacó e sua família residiam. A família havia migrado para o Egito anteriormente para comprar grãos, e José, um dos filhos de Jacó que eles pensavam estar morto, havia ascendido a uma alta posição de poder no Egito. Os irmãos de José, sem saber que ele era o governador egípcio, estavam diante dele pedindo ajuda. Este momento é crucial, pois leva ao reconhecimento de José por seus irmãos e à reunião familiar. Jacó, ao mencionar seus filhos, está expressando seu profundo apego a eles e seu desespero pela possível perda de outro filho.
Aplicação Prática
Este versículo nos ensina sobre o valor que damos às pessoas em nossas vidas, especialmente nossos filhos. Devemos reconhecer e valorizar os laços familiares e as pessoas importantes para nós. Jacó expressa o quão preciosos seus filhos eram para ele. Na vida moderna, podemos aplicar isso lembrando-nos de expressar amor e apreço aos nossos entes queridos. Não devemos apenas pensar em quem eles são, mas também comunicar isso a eles. Além disso, podemos aprender sobre a importância de lembrar das bênçãos de Deus, como os filhos, e a dor causada pela sua ausência. A aplicação prática envolve cultivar relacionamentos fortes, expressar gratidão e valorizar as pessoas que Deus colocou em nossas vidas.
Termos-Chave
Jacó
Patriarca bíblico, pai de doze filhos, neto de Abraão.
José
Um dos doze filhos de Jacó, vendido como escravo por seus irmãos, mas que se tornou governador do Egito.
Raquel
Segunda esposa de Jacó e mãe de José e Benjamim.
Benjamim
O filho mais novo de Jacó, também filho de Raquel, irmão mais novo de José.
Versículos Relacionados
Gênesis 2:6
"Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra."
Gênesis 2:11
"O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro."
Gênesis 2:12
"E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica."
Gênesis 2:14
"E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates."