Buscar

Explicação

Gênesis 45:13

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá."

Explicação

Neste versículo, José, agora um homem poderoso no Egito, pede aos seus irmãos que relatem a seu pai, Jacó, toda a sua honra e sucesso que alcançou. Ele quer que eles enfatizem sua posição de destaque e riquezas, não para se gabar, mas para aliviar a dor e a preocupação de Jacó, que acreditava que José estava morto. José deseja que seu pai venha para o Egito rapidamente para que possam se reunir e viver juntos, removendo assim a angústia do luto e da fome que assolava a terra de Canaã. É um apelo emocionado de um filho que anseia pela reunificação familiar.

Contexto Histórico

O contexto é o Egito Antigo, por volta de 1800 a.C. José, outrora vendido como escravo por seus próprios irmãos, ascendeu ao posto de segundo em comando após interpretar os sonhos do faraó. Uma severa fome assola a região de Canaã, forçando os irmãos de José a irem ao Egito em busca de alimento. Este versículo ocorre quando José se revela a seus irmãos, e agora ele instrui-os a trazerem seu pai, Jacó, juntamente com toda a sua família, para o Egito, oferecendo-lhes as melhores terras e sustento. É um momento de reconciliação e alívio após anos de separação e sofrimento.

Aplicação Prática

Aprendemos com José a importância de comunicar o sucesso e as bênçãos recebidas, não para glorificação pessoal, mas para trazer conforto e alívio àqueles que se preocupam conosco ou estão sofrendo. Podemos aplicar isso em nossas famílias, compartilhando nossas alegrias e conquistas com nossos pais ou entes queridos, especialmente se eles estiverem passando por dificuldades. Isso demonstra cuidado e amor, reassicurando-os de que estamos bem e que há esperança. Além disso, como José, devemos usar nossa posição e recursos para trazer nossa família para um lugar de segurança e prosperidade, cumprindo nosso papel de provedor e consolador.

Termos-Chave

Egito

Antiga civilização e poder regional onde José alcançou grande proeminência.

Jacó

Pai de José, também chamado de Israel, patriarca do povo hebreu.

José

Filho de Jacó, vendido como escravo e que se tornou governador do Egito.

Glória

Neste contexto, refere-se à honra, riqueza, status e sucesso de José.

Versículos Relacionados

Gênesis 2:6

"Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra."

Gênesis 2:8

"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado."

Gênesis 2:11

"O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro."

Gênesis 2:12

"E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica."

Gênesis 2:15

"E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar."