Buscar

Explicação

Gênesis 46:12

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E os filhos de Judá: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá; Er e Onã, porém, morreram na terra de Canaã; e os filhos de Perez foram Hezrom e Hamul."

Explicação

Este versículo de Gênesis lista os filhos de Judá, detalhando que dois deles, Er e Onã, morreram em Canaã antes de suas famílias se mudarem para o Egito. Menciona também que os filhos de Perez, outro filho de Judá, foram Hezrom e Hamul. O versículo serve para registrar a descendência, enfatizando a linhagem de Judá e destacando eventos trágicos dentro dessa geração específica, preparando o palco para a continuação da história da família de Jacó e a eventual formação das tribos de Israel. Foca na continuidade familiar apesar das perdas.

Contexto Histórico

O versículo está inserido no contexto da migração da família de Jacó para o Egito, fugindo da fome em Canaã. A lista dos descendentes de Judá (Gênesis 46:12) é parte do registro genealógico que Jacó leva consigo, mostrando a continuidade da linhagem de Israel. A morte de Er e Onã em Canaã é um evento significativo que prenuncia a dinâmica do levirato (casamento para dar herdeiros) explorada posteriormente em relação a Judá e Tamar, conforme descrito em Gênesis 38. Esse registro genealógico era vital para estabelecer a identidade e os direitos de propriedade das tribos.

Aplicação Prática

Embora fale de linhagens antigas, o versículo nos ensina sobre a importância de registrar e valorizar nossa história familiar e a continuidade das gerações. Mesmo diante de perdas e tragédias, a vida continua e a fidelidade de Deus se revela na preservação de sua promessa através da descendência. Podemos aplicar isso lembrando-nos de nossos antepassados, honrando seu legado e confiando que Deus tem um plano para nossa família e para o povo de Deus, independentemente dos desafios. Valorizar a história é entender o presente e edificar o futuro.

Termos-Chave

Hamul

Outro filho de Perez, neto de Judá, também mencionado como parte dessa linhagem.

Judá

Quarto filho de Jacó e Lia, ancestral de uma das doze tribos de Israel e da linhagem de onde viria o Messias.

Canaã

A terra prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, considerada a terra de Israel.

Hezrom

Neto de Judá, filho de Perez, que se tornou um ancestral importante na linhagem de Davi e, subsequentemente, de Jesus.

Versículos Relacionados

Gênesis 2:7

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

Gênesis 2:15

"E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar."

Gênesis 2:17

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."