Buscar

Explicação

Gênesis 50:5

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, te peço, que eu suba, para que sepulte a meu pai; então voltarei."

Explicação

Neste versículo, José está pedindo permissão a Faraó para ir até Canaã e sepultar seu pai Jacó. Jacó, antes de morrer, fez José prometer que ele o levaria de volta para ser enterrado na terra que sua família havia escolhido, onde já havia preparado sua própria sepultura. José enfatiza a importância dessa promessa, assegurando a Faraó que ele retornará após cumprir seu dever filial e honrar o último desejo de seu pai. O cerne da mensagem é o profundo respeito e amor de José por seu pai e seu compromisso em honrar os votos sagrados, mesmo diante de suas responsabilidades no Egito.

Contexto Histórico

O contexto é o Egito, durante o período em que José se tornou um alto oficial, após ter sido vendido como escravo e depois interpretado sonhos para Faraó. A família de Jacó (Israel) migrou para o Egito devido a uma terrível fome. O desejo de Jacó de ser sepultado em Canaã reflete a promessa de Deus à sua descendência de que aquela terra lhes seria dada. O sepultamento era um ato de grande importância cultural e religiosa, simbolizando a ligação com a terra e a esperança na promessa divina. José, como filho obediente e influente, buscava cumprir este último e vital desejo de seu pai.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância de honrar nossos pais e cumprir promessas, especialmente aquelas feitas em momentos de vulnerabilidade ou sob juramento. Em um mundo corrido, podemos aplicar isso dedicando tempo de qualidade às nossas famílias, cuidando dos entes queridos idosos e cumprindo nossos compromissos. O princípio de honrar os pais transcende o tempo, e devemos buscar maneiras de expressar gratidão e respeito por aqueles que nos criaram. Cumprir promessas demonstra integridade e fortalece nossos relacionamentos, refletindo a fidelidade de Deus em nossas próprias vidas.

Termos-Chave

Jacó

O patriarca de Israel, filho de Isaque e neto de Abraão, pai de doze filhos.

José

Filho de Jacó e Raquel, vendido como escravo, mas que se tornou governador do Egito.

Canaã

A terra prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, mais tarde conhecida como Palestina ou Terra Santa.

Sepulcro

O local de sepultamento, a tumba; neste caso, um local que Jacó mandou escavar na terra de Canaã.

Versículos Relacionados

Juízes 19:9

"Então, o homem se levantou para partir, ele, e a sua concubina, e o seu moço; e disse-lhe seu sogro, o pai da moça: Eis que já declina o dia, a tarde vem chegando; peço-te que passes aqui a noite; vai-se o dia acabando, passa aqui a noite, e que o teu coração se alegre; amanhã de madrugada, levantai-vos a caminhar e ide para a vossa casa."

Juízes 19:10

"Porém o homem não quis passar ali a noite; mas levantou-se, e partiu, e veio até à altura de Jebus (que é Jerusalém), e com ele os dois jumentos albardados, como também a sua concubina."

Juízes 19:11

"Estando, pois, já perto de Jebus e tendo-se adiantado o declinar-se do dia, disse o moço a seu senhor: Caminhai, agora, e retiremo-nos a esta cidade dos jebuseus e passemos ali a noite."