Buscar

Explicação

Gênesis 8:16

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos."

Explicação

Em Gênesis 8:16, Deus ordena a Noé que saia da arca junto com sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos. Este é um momento crucial após o Dilúvio, marcando o fim do tempo de confinamento e o início de uma nova era para a humanidade e a criação. A ordem divina simboliza um novo começo, onde a família de Noé, escolhida por Deus para preservar a vida, agora tem permissão para repovoar a Terra.

Contexto Histórico

Este versículo ocorre no final do relato do Dilúvio, um evento catastrófico registrado no livro de Gênesis. A arca serviu como refúgio para Noé e sua família, juntamente com casais de animais, para sobreviver às águas que cobriram toda a Terra. O contexto é o restabelecimento da vida após a ira divina contra a pecaminosidade humana. A saída da arca representa a purificação da Terra e o cumprimento da promessa de Deus de não destruir mais toda a vida por um dilúvio, selando um pacto.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre recomeços e obediência a Deus. Assim como a família de Noé foi chamada a sair e prosperar em uma terra renovada, nós também somos chamados a sair de nossas zonas de conforto, de experiências passadas que podem nos ter 'confinado' (sejam elas dificuldades, medos ou hábitos antigos), e a abraçar as novas oportunidades e propósitos que Deus nos apresenta. É um chamado para confiar na provisão e na orientação divina ao embarcar em novos capítulos de vida, com a certeza de que Ele está conosco.

Termos-Chave

Arca

A embarcação construída por Noé sob instrução divina para salvar sua família e os animais do Dilúvio.

Noé

O patriarca bíblico escolhido por Deus para construir a arca e sobreviver ao Dilúvio, considerado justo em sua geração.

Dilúvio

O grande dilúvio universal enviado por Deus para destruir a vida na Terra devido à sua corrupção, exceto para aqueles na arca.

Versículos Relacionados

Gênesis 31:55

"E levantou-se Labão pela manhã de madrugada, e beijou seus filhos e suas filhas e abençoou-os e partiu; e voltou Labão ao seu lugar."

Gênesis 32:1

"JACÓ também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus."

Gênesis 32:2

"E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim."

Gênesis 32:3

"E enviou Jacó mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom."